O Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), conhecido como Hospital do Retiro e administrado pela prefeitura de Volta Redonda, foi oficialmente reconhecido com a Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação) nesta terça-feira (16), em cerimônia realizada no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto. A certificação é a mais importante no Brasil quando o assunto é qualidade hospitalar e segurança do paciente.
Com a acreditação, o Munir Rafful se torna o primeiro hospital 100% municipal e de gestão direta do estado do Rio de Janeiro a alcançar esse padrão de qualidade, refletindo o compromisso da unidade com a excelência no atendimento e a melhoria contínua de seus serviços. A certificação ONA é concedida a hospitais que atendem a critérios rigorosos de gestão, infraestrutura, atendimento e segurança do paciente.
A diretora-geral do hospital e secretária municipal de Saúde, Márcia Cury, ressaltou o orgulho em receber a certificação. “Gostaria de agradecer a todos os envolvidos, ao prefeito Neto e aos nossos servidores, que fazem o hospital acontecer todos os dias. Essa certificação é um reconhecimento do trabalho de cada um que acorda cedo para cuidar do outro. Hoje celebramos, mas celebramos com responsabilidade. A Acreditação não é o fim, é o começo de um novo tempo. Agora temos um compromisso ainda maior, de manter, aprimorar e elevar cada vez mais a qualidade do nosso atendimento”, disse.
“Essa conquista é um reflexo do trabalho árduo de todos os envolvidos no Hospital Munir Rafful, e, sobretudo, do comprometimento com a saúde pública de qualidade para a nossa população. A Acreditação ONA não é apenas um prêmio, mas uma garantia de que estamos no caminho certo, oferecendo um atendimento seguro e eficaz”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.
Avaliação
A avaliação foi conduzida pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), instituição credenciada pela ONA, seguindo os critérios do Manual Brasileiro de Acreditação – Versão 2022, que estabelece padrões nacionais de segurança do paciente, organização dos processos, gestão integrada e qualidade assistencial.
A acreditação é voluntária e extremamente criteriosa, analisando de forma sigilosa e detalhada todos os processos do hospital. Menos de 10% dos hospitais brasileiros possuem qualquer nível da certificação ONA – índice ainda menor entre unidades públicas.
Michel Matos de Barros, diretor técnico do IQG, elogiou o trabalho da equipe do Hospital Munir Rafful. “A equipe de avaliadores que testou todo o processo ficou encantada com o trabalho e com o comprometimento de toda a equipe, principalmente com o olhar para o paciente. A Acreditação é só a consequência de tudo que o Munir Rafful vem fazendo. Quando a gente busca e vê instituições que estão comprometidas com a qualidade, que têm esse olhar para a saúde da população, é um diferencial. Eu tenho certeza de que esse é só o início da jornada”, declarou.
Com a Acreditação, o Hospital Munir Rafful passa a atuar sob protocolos rígidos e monitoramento permanente, garantindo mais segurança no atendimento; processos padronizados e confiáveis; menor risco de falhas; equipes continuamente treinadas; mais humanização; mais eficiência e agilidade; além de base sólida para novos projetos, parcerias e investimentos.
A certificação também exige avaliações periódicas, o que estimula o hospital a manter e aprimorar continuamente seu padrão de qualidade.
Fotos de Adriana Cópio – Secom/PMVR.












































