Os últimos dias foram de tensão na Usina Presidente Vargas, da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), principalmente com a proximidade da data-base de diversas categorias. Há dois anos sem reajuste, os trabalhadores da empresa anseiam por recuperar as perdas desse período.

Na terça-feira (dia 5), os engenheiros da empresa aprovaram a pauta de reivindicações da categoria em assembleia realizada pelo Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda (Senge-VR). O documento foi encaminhado à CSN, junto com a solicitação de início imediato das negociações do Acordo Coletivo 2022.

“A empresa já recebeu a pauta de reivindicações e solicitamos o início das negociações com urgência, para que possamos dar uma resposta aos trabalhadores o quanto antes”, explicou o presidente do Sindicato, Fernando Jogaib.

Entre os itens da pauta, consta o reajuste salarial com aumento real, a partir de 1° de maio, no percentual de 30%. O percentual, segundo o Senge, representa as perdas do poder de compra nos últimos três anos.

A entidade também defende a aplicação do piso salarial profissional de 8,5 salários mínimos, três salários de abono pelas perdas anos anteriores e o retorno do plano de saúde nos moldes do Bradesco Saúde, com abrangência nacional. 

A pauta aprovada também prevê um cartão alimentação de R$ 900, com um crédito adicional de R$ 1.800 em dezembro.

PPR

Quanto ao PPR, o documento aprovado pelos trabalhadores solicita a instituição do pagamento na vigência do acordo, com metas, critérios e valores a serem debatidos pelos trabalhadores e o sindicato. Com relação ao ano de 2021, a cláusula prevê a distribuição de 25% do lucro líquido aos engenheiros, representando 2,6 salários.

“Temos uma pauta com os itens fundamentais aos trabalhadores e que compensam por quase três anos sem qualquer reajuste. Lembrando que mesmo com a pandemia, a CSN obteve lucros extraordinários e, nada mais justo que os trabalhadores recebam pelo seu empenho”, finalizou Jogaib.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.