Jornada do Turismo Fluminense: Barra Mansa sedia encontro de 15 cidades do Vale do Café

Barra Mansa foi sede do primeiro encontro da Jornada do Turismo Fluminense, evento inédito que reuniu representantes de outros 14 municípios do Vale do Café. O encontro, que ocorreu na quinta-feira (dia 15) no Sesc, no bairro Ano Bom, foi promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio, com apoio da Prefeitura de Barra Mansa, através do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), e da Instância de Governança Regional Vale do Café (IGR- CitVale). O principal objetivo da Jornada é apresentar e discutir os desdobramentos do Plano Estratégico TurismoRJ ‘+10 Anos em Planos de Ação Regionais’.
A presidente IGR- CitVale e gerente de turismo de Barra Mansa, Bhella Santos, detalhou o contexto e a importância do evento.

“Hoje recebemos secretários, representantes do trade turístico público e privado para discutir, elaborar e planejar ações pertinentes às peculiaridades de cada município desta região. Tivemos palestras, discussões e oficinas para nos dar base para a realização dos trabalhos na área. Fico feliz em ver que o prefeito Rodrigo Drable tem dado atenção, suporte e valorização ao turismo. Neste sentido, vamos elaborar planos e estratégias colocando nosso produto na prateleira, atraindo assim o turista local, regional e estadual. Estamos iniciando este trabalho nos cinco distritos de Barra Mansa”, disse Bhella.

O secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, explicou a escolha de Barra Mansa para dar início à Jornada do Turismo Fluminense. “É importante gerarmos esse debate no interior do estado, contemplando todas as regiões. Escolhemos começar aqui pelo Vale do Café, pois foi a primeira região em que fizemos o Fórum Regional, começando esse trabalho de planejamento. Barra Mansa é uma cidade que tem dado um olhar especial para o turismo, um município que entendeu a importância do desenvolvimento turístico na geração de emprego e renda, potencializando suas vocações. Nós valorizamos as gestões que enxergam isso”, disse Tutuca.

Durante a abertura do evento, o prefeito Rodrigo Drable enfatizou a necessidade do reconhecimento dos potenciais turísticos de Barra Mansa e do Vale do Café:

“O primeiro passo para transformarmos a realidade do nosso turismo é reconhecer os erros e dedicar esforços na construção de um novo horizonte. Barra Mansa não tem cachoeiras, praias ou montanhas, mas temos um forte potencial para o turismo de negócios, que é o grande responsável pela demanda hoteleira da cidade. Estamos desenvolvendo o turismo religioso, com a restauração da matriz de Nossa Senhora do Amparo, assim como o Santuário Diocesano de Adoração Coração Eucarístico de Jesus, em Floriano. Temos o turismo rural, com as nossas hortaliças, fazendas históricas e outras experiências no campo. Outro nicho que identificamos é o turismo de saúde, já que Barra Mansa recebe diariamente centenas de pacientes para tratamento nos pólos cardíaco e oncológico; além disso, estamos criando o hospital de olhos e a alta complexidade ortopédica. Isso movimenta a economia, emprega mais pessoas, fazendo com que a cidade cresça”, pontuou Drable.
A Jornada do Turismo Fluminense também contou com a presença da vice-prefeita Fátima Lima; da vereadora Raiane Braga; dos secretários municipais, entre eles o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação Bruno Paciello; do subsecretário estadual de eventos, Marcelo Monfor; do vice-prefeito de Valença e vice presidente da IGR-CitVale, Hélio Lemos Suzano Júnior; do prefeito de Resende, Diogo Balieiro; além de secretários, representantes de turismo das cidades que compõem o Vale do Café e membros da sociedade civil.
Também no local, estiveram presentes artesãs do município e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com uma tenda de doação de mudas da Mata Atlântica.

Turismo no estado
A Jornada do Turismo Fluminense propõe uma série de oficinas para elaborar um plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos anos e está pautada nos valores de sustentabilidade, integração e fortalecimento dos atributos regionais singulares dos 92 municípios que compõem o estado do Rio de Janeiro.
O projeto pretende colocar os municípios fluminenses em um patamar diferenciado em termos de competitividade com outros destinos no cenário mundial. A Jornada do Turismo Fluminense conta com as parcerias do Sebrae, da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, da Universidade Federal Fluminense (UFF), da UniRio e da UFRRJ.
Ao longo dos próximos meses a Jornada do Turismo Fluminense passará pela Serra Verde Imperial, em Cachoeiras de Macacu; Caminhos Coloniais, em Sapucaia; Agulhas Negras em Resende; Costa Verde, Mangaratiba; Costa do Sol, em Macaé; Baixada Verde, São João de Meriti; Caminhos da Mata, em Silva Jardim; Costa Doce, em Campos dos Goytacazes; Caminhos da Serra, em Trajano de Morais; Águas do Noroeste, Itaperuna; e, por fim, pela Metropolitana, em Niterói.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.