Morreu nesta quarta-feira (dia 23), aos 88 anos, o político e presidente de honra do Progressistas, Francisco Dornelles. Nascido em Belo Horizonte (MG), em 1935, era parente de três ex-presidentes brasileiros: Tancredo Neves, Getúlio Vargas e Castelo Branco. Também optou pela carreira política, sendo ministro, senador, deputado, secretário da Receita Federal, vice-governador e governador do estado do Rio de janeiro. Teve formação em finanças públicas na França e tributação internacional em Harvard, o que o levou a uma carreira bem-sucedida como tecnocrata.
Também ocupou cargos como ministro da Indústria e Comércio e do Trabalho durante os governos de Fernando Henrique Cardoso. Além disso, foi deputado federal por cinco mandatos consecutivos, eleito senador em 2006 e vice-governador do Rio de Janeiro em 2014.
Dornelles desempenhou um papel importante na política brasileira em momentos cruciais e deixa um legado marcante. Ele estava internado desde maio no hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, no Rio. Até o momento, não há informações sobre o velório e sepultamento.
Em nota, o PP lamentou o falecimento do presidente de honra do partido. “Grande homem público, defensor da democracia e do diálogo em todos os momentos, nos deixa um legado de ética, responsabilidade, humildade e dedicação ao Brasil”.
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado