Prefeito de Miguel Pereira e presidente da AEMERJ (Associação de Municípios do Rio de Janeiro), André Português levou para o Congresso Nacional, durante audiência pública, em Brasília, as demandas fiscais das cidades fluminenses. A meta é buscar soluções que garantam o equilíbrio das contas públicas.
Representando o Rio de Janeiro, Português conversou com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sobre a atual situação financeira e orçamentária dos municípios. Segundo o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), quase 7 em cada 10 cidades fluminenses têm gestão fiscal difícil.
-Em 2023, o Rio arrecadou R$ 409,7 bilhões em impostos federais, mas apenas R$ 29,1 bilhões foram devolvidos ao Estado. Essa disparidade é preocupante e requer medidas urgentes. Por isso, reafirmei o compromisso da AEMERJ em trabalhar em parceria com o governo federal e o Congresso para garantir um futuro melhor para todos os municípios, oferecendo serviços de qualidade à população – explicou o prefeito de Miguel Pereira.
Foto: divulgação