22.7 C
V Redonda
sábado, fevereiro 14, 2026
Início Polícia Homem acusado de iniciar incêndio no Monumento Natural da Serra dos Mascates...

Homem acusado de iniciar incêndio no Monumento Natural da Serra dos Mascates é preso em Valença

O Governo do Estado, a partir de um trabalho conjunto entre Secretaria de Estado do Ambiente, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Secretaria Estadual de Polícia Civil, prendeu na terça-feira (dia 24) o homem acusado de iniciar o incêndio que atingiu o Monumento Natural da Serra dos Mascates no dia 22 de agosto, em Valença. A queimada de grandes proporções durou quatro dias e atingiu aproximadamente 160 hectares da unidade de conservação estadual, resultando na morte de animais, dano à vegetação e perdas materiais de propriedades vizinhas.

O fogo foi oriundo da queima de lixo doméstico, no qual as chamas saíram do controle e se alastraram em direção à Serra dos Mascates. O acusado pelo incêndio já possui histórico de notificações por comportamento gerador de perigo ambiental e é apontado como autor de outras queimadas na região.

– É importante que as pessoas tenham a consciência de que provocar incêndio florestal é crime. Por determinação do governador Cláudio Castro, o Estado empenha todos os esforços para que os responsáveis sejam identificados e severamente punidos – o que já está acontecendo na prática. Ainda temos um longo período de estiagem pela frente e é preciso que a população faça a sua parte para evitarmos as queimadas de florestas. As pessoas não podem fazer queima de lixo, ou pôr fogo em terrenos baldios; acender fogueiras, jogar guimbas de cigarro acesas em áreas com vegetação. A população também pode ajudar, encaminhando denúncias à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) ou pelo Linha Verde, do Inea – assinala o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Localizado na Região do Médio Paraíba, o Monumento Natural Estadual da Serra dos Mascates é uma unidade de conservação administrada pelo Inea e inserida integralmente no município de Valença, abrangendo cerca de 670 hectares. Um dos seus principais objetivos de criação é proteger remanescentes de Mata Atlântica da área, além de preservar as inúmeras nascentes e recuperar as áreas degradadas existentes no limite do local.

Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253-1177 (capital). No aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, os usuários com sistema operacional Android ou iOS, podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.