Os inspetores Moura e Adriano, da Guarda Ambiental de Barra Mansa, encaminharam na manhã de sexta-feira (dia 22), um tucano ferido por tiros de espingarda de chumbinho para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama, em Seropédica. O animal foi resgatado por populares na quinta-feira (dia 21), na Avenida Ministro Amaral Peixoto, no bairro Bocaininha, próximo ao Clube Recanto.

Segundo relatos, um homem seria o responsável pelo crime. A Guarda Ambiental está apurando o caso visando localizar o autor dos disparos. “Estamos ouvindo as pessoas a fim de enquadrar o suspeito no artigo 29, da lei federal 9.605/98, que estabelece multa e detenção de seis meses a um ano para quem matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente”, detalhou o inspetor Moura.

O GM relatou que, após ser atingido, o animal foi encaminhado para a sede da corporação, no Parque da Cidade, no Centro, e em seguida, levado para a Guarda Ambiental. “Providenciamos socorro imediato em uma clínica especializada. Na unidade, o animal recebeu os primeiros socorros”, relatou.

O médico veterinário Gustavo Fagundes, responsável pelos primeiros socorros, confirmou a fratura do fêmur do animal, bem como a existência de chumbinho na área. Ele avaliou que no Cetas o tucano será submetido a um procedimento cirúrgico e após a sua total recuperação, será readaptado a uma mata cadastrada pelo Ibama.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, acompanhou toda a operação. Ele destacou a importância da preservação da espécie. “Os tucanos são animais frutíferos e ajudam a manter o equilíbrio da cadeia alimentar da população de insetos, como também auxiliam na proliferação de sementes, fundamental para a germinação da vegetação da Mata Atlântica. Por outro aspecto, é necessário avaliar o comportamento cruel dessa pessoa ao disparar contra um animal que não oferece risco à humanidade”, concluiu.

Fotos: Divulgação PMBM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.