O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, acompanhado de equipe técnica do órgão e do deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, se reuniu nesta terça-feira (dia 21), com o presidente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Cláudio Dutra. No encontro foram tratadas pautas especificas para auxiliar o município, duramente atingido pelas chuvas do último sábado.

Um dos primeiros itens abordados foi a cessão de equipamentos e maquinários do Governo do Estado visando agilizar as operações de limpeza de rios, córregos e vias públicas. “Já na segunda-feira, o governo do estado encaminhou, por tempo indeterminado, uma máquina S320 para realizar a desobstrução de rios. Neste momento, o equipamento está sendo utilizado no Rio Bocaina. Conversamos também do processo de licitação que o governo vai realizar em junho com a finalidade de adquirir novos equipamentos para o Programa Limpa Rio, como um S90, retroescavadeira, pá carregadeiras e caminhões. Eles serão cedidos ao município com foco nas intervenções que serão realizadas”, disse.

O secretário destacou que também em junho está prevista a realização do processo de tomada de preços para a realização do projeto de regularização fundiária das margens dos Rios Paraíba do Sul, Bananal e Bocaina.

Outras questões foram debatidas durante a reunião, como a elaboração pela Secretaria e o Conselho Municipal de Meio Ambiente de um projeto executivo orçamentário para a construção de bacias de regulagem da vazão dos rios, o tratamento das faixas marginais fluviais e a retirada do sistema de esgotamento sanitário dos córregos da Água Comprida, Getúlio Vargas, Vila Elmira, Água Comprida e do Rio Bocaina, com recursos provenientes do Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano).

Fotos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.