Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, devem anunciar uma grande e importante notícia sobre os resultados de suas pesquisas na elaboração de uma vacina contra o novo coronavírus. Segundo o jornalista Robert Peston, da emissora britânica ITV, fontes oficiais devem se manifestar ainda nessa quinta-feira (dia 16).
O medicamento, desenvolvido em parceria com o laboratório AstraZeneca, está na terceira fase de testes em humanos e acontece também no Brasil, sob coordenação da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
De acordo com Peston, a vacina apresentou uma dupla eficácia. “Aparentemente, a vacina está gerando o tipo de resposta de anticorpos e células T que os pesquisadores esperavam ver”, disse o jornalista.
Segundo a revista Galileu, a importância da célula T está ligada diretamente ao combate ao vírus por dois motivos. O primeiro. pelo seu papel de estimulador das células B, responsáveis pela produção de anticorpos. E o segundo, por ser responsável pela destruição de células infectadas.
Ainda de acordo com Peston, se a vacina de Oxford for comprovadamente eficaz, poderá entrar em produção em massa já em setembro.
Foto ilustrativa.