O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu, até a tarde de sexta-feira (dia 2), cerca de 550 mil pedidos de candidatura no DivulgaCandContas, sistema totalmente digital, que controla os registros em todo país. Segundo o presidente do Tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, isso demonstra o “desejo de participação democrática da população brasileira, mesmo com os cuidados inerentes à Covid-19”.

Entretanto, mesmo com o ânimo em virtude das eleições, alguns candidatos tiveram problemas para registrar suas candidaturas, como é o caso de Jackson Emerick, que disputará a prefeitura de Barra Mansa pela coligação composta por Solidariedade e MDB, denominada de “Um novo olhar para Barra Mansa”, e que enfrentou uma duplicidade de registros no sistema do TSE.

Em um dos pedidos apresentados no DivulgaCandContas, Emerick aparece como inapto a concorrer e a candidatura é mostrada como “não conhecida”, situação em que o pedido para disputar o cargo majoritário não será apreciado pelo juiz eleitoral. Em outra solicitação, o candidato aparece registrado e apto a concorrer, apenas aguardando o julgamento da Justiça Eleitoral.

Segundo Emerick, o registro duplo foi apenas um “erro burocrático” da coligação, que protocolou um Demonstrativo de Regularidade de Ato Partidário (DRAP) diferente para cada partido (SD e MDB), contendo em cada um Requerimentos de Registro de Candidaturas (RRCs) diferentes, mas com documentação idêntica para Jackson e seu vice, Alexandre Caneda (MDB).

Em certidão, expedida na sexta-feira (dia 2), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) confirmou o registro duplo da candidatura, mas, segundo o órgão, a coligação não será prejudicada.

“Conforme previsto pela Resolução TSE 23.609/2020 quando se trata de coligação, mesmo que os candidatos venham de partidos diferentes deve ser protocolado um único DRAP para a coligação. Desta forma, e em análise da legislação vigente e observando que os documentos apresentados nestes seis processos são idênticos sugiro que deva dar continuidade no processo apresentado pelo Solidariedade já que foi o partido que indicou o candidato ao cargo de Prefeito e que seja determinado a exclusão e o arquivamento do processo apresentado pelo MDB, já que, como os documentos são idênticos não será gerado nem prejuízo e nem duplicidade aos candidatos”, concluiu a certidão.

Versão do candidato

Por meio de nota, a assessoria de Jackson Emerick confirmou o “erro burocrático” e afirmou que a candidatura da coligação tem parecer favorável do Ministério Público Eleitoral. A duplicidade de registros que aparece no sistema do TSE foi provocada por problemas burocráticos, conforme declaração emitida pela própria Justiça Eleitoral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.