Nos últimos dias, Samuca Silva, candidato a deputado federal pelo União Brasil e ex-prefeito de Volta Redonda, percorreu ruas e bairros de Volta Redonda, Barra do Piraí, Rio Claro, Barra Mansa e Itatiaia. Além de fazer o famoso corpo a corpo com eleitores, também participou de encontros com lideranças e apoiadores.

Entre os temas debatidos, saúde tem sido o mais abordado pela população. São diversos problemas apontados, como a demora nas consultas com especialistas, a demora para exames especiais e, principalmente, a realização de cirurgias eletivas, como cirurgias de joelho, coluna, hérnia, entre outras.

Diante dessas dificuldades apresentadas pelos pacientes da saúde pública da região, Samuca explicou que é importante ter um entendimento entre o Governo do Estado e o Ministério da Saúde, com a destinação de uma verba específica para atender o Cismepa (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba), para que se tenha um fluxo de atendimento específico para os moradores da região, dentro da regulação estadual, garantindo, assim, que esses pacientes sejam atendidos no Hospital Regional.

“O hospital é regional, apesar de ser gerido pela secretaria estadual de Saúde. Então, é importante que nossos moradores sejam atendidos na unidade, naqueles procedimentos que estão disponíveis no hospital. Para que ele fosse concluído e entregue à população, destinei recursos da prefeitura de Volta Redonda e verbas do Cismepa. Por isso, é natural que tenhamos um fluxo de atendimento especial para nossos moradores”, explicou Samuca.

O candidato ainda lembrou da primeira ressonância magnética pública da região, cuja compra foi viabilizada em seu mandato para que o equipamento fosse instalado em Volta Redonda, no Centro Municipal de Saúde, antigo Hospital Santa Margarida. Porém, uma decisão do atual prefeito entregou o aparelho ao Hospital Regional, para atender a demanda de todo o estado.

“A compra da primeira ressonância magnética pública do Sul Fluminense foi uma grande vitória da população da cidade, durante meu mandato. Trabalhei muito para que essa verba viesse, por intermédio de atuação conjunta com deputados federais. O equipamento foi dimensionado para atender a demanda municipal e não a regulação do Estado. Desse jeito, o cidadão de Volta Redonda, que lutou por essa conquista para a saúde, vai precisar de recursos para um outro equipamento”, destacou Samuca.

Samu

Samuca também tem conversado com os eleitores sobre a necessidade de ampliação da estrutura do Samu, que cobre toda a região do Médio Paraíba. Segundo o candidato, há uma carência de profissionais, mas, mais do que isso, de ambulâncias e equipamentos, para, assim, melhorar e ampliar os atendimentos de emergência prestados nas cidades cobertas pelo serviço.

“O Samu, coordenado pelo Cismepa e gerido pela empresa social Viva Rio, aqui na região, cobre doze municípios e é um serviço que é feito com muito esforço pelos profissionais de saúde que lá atuam, pois faltam ambulâncias para cobrir todo esse território. Como deputado federal, vou trabalhar para que receba novos veículos, equipamentos e possa se reforçar também de pessoal. Também é importante buscarmos a devida valorização dos profissionais de saúde que atuam no serviço”, comentou Samuca.

Foto: divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.