Durante o mês de janeiro, a Transporte Excelsior promove atividades dedicadas ao ‘Janeiro Branco’. A campanha é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para essa questão.
Segundo dados publicados em 2022 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, vivem com algum transtorno mental. A situação foi agravada pela pandemia da Covid-19 e por antigos tabus, preconceitos e desconhecimentos.
Na Transporte Excelsior, cerca de 30 colaboradores participaram de uma palestra ministrada pela psicóloga Liciane Grijo sobre os medos que existem em ser reconhecido como uma pessoa diferente das demais.
“Entender de onde vem isso é importante, porque nem sempre foi assim. Por isso eu trouxe brevemente a história da Reforma Psiquiátrica e os horrores dos hospitais psiquiátricos. Obviamente ninguém queria parar em um lugar desses. Isso não significa que o sistema atual é perfeito, muita coisa precisa ser feita e discutida para se melhorar os órgãos de saúde mental pública ou privada”, afirmou a profissional
Grijo defende a regulamentação da profissão do Psicólogo como forma de melhorar o acompanhamento do tratamento. “Vemos planos de saúde pagando valores irrisórios pelo horário de atendimento, demora na marcação de consultas, falta de profissionais. Na saúde pública, vemos Caps [Centro de Atenção Psicossocial] que não respeitam nem as diretrizes de equipe mínima. A saúde mental é vista como uma necessidade de elite, mas precisa ser universalizada, pois é uma necessidade humana”, afirmou.
A iniciativa também foi tema da apresentação mensal realizada na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Cerca de 70 funcionários participaram da oficina ministrada pela coordenadora de Comunicação da Excelsior, Giseli Alcântara, e pela psicóloga Liciane Bianchini. Durante a atividade, cada trabalhador encheu uma bexiga conforme problemas pessoais e profissionais eram citados na palestra. A dinâmica buscou provocar reflexões acerca do acúmulo de sentimentos na mente.
Campanhas
Campanhas como o ‘Janeiro Branco’ visam o combate a tabus, mudam paradigmas, orientam e inspiram autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo. Nesse sentido, os funcionários da Transporte Excelsior foram convidados a vestir branco no dia 4 de janeiro em prol da conscientização da saúde mental. A empresa comandada pela família Loureiro oferece acompanhamento psicológico a todos os seus colaboradores.
Foto: divulgação