Dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta quinta-feira (dia 27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego mostram que Volta Redonda está na contramão do país. O município teve saldo negativo de 237 postos de trabalho.

E a tendência é piorar. Assim como o jornal Folha do Aço divulgou recentemente, o impasse entre as empresas de construção civil e a Prefeitura de Volta Redonda continua e, com isso, 100 funcionários foram demitidos nesta sexta (dia 28). A situação de instabilidade estaria sendo gerada pelas restrições impostas na liberação da autorização de projetos imobiliários pela da Prefeitura. A informação é que serão feitas 150 demissões.

Um dos trabalhadores demitidos, em depoimento ao jornal, fez um apelo ao governo municipal. “Faço um apelo ao prefeito Neto. O que está fazendo é difícil para os trabalhadores e para a população de Volta Redonda. Acabei de perder meu emprego, e tem obra parada dependendo somente da caneta dele, da assinatura dele. Isso também prejudica o município, que deixa de arrecadar. Só depende da boa vontade do prefeito para assinar os contratos pendentes e resolver essa situação”, disse um funcionário de uma empresa que preferiu não se identificar.

Em média, um trabalhador da construção civil recebe cerca de R$ 2,2 mil e a previsão é que a primeira leva de demissões atinja a 150 funcionários de uma empresa. Se confirmado esses números, são aproximadamente R$ 330 mil em recursos injetados na economia do município. Além de pedreiros e ajudantes, a lista de dispensas deve composta por engenheiros, técnicos de segurança, pessoal da área administrativa, estagiários, entre outros. 

Um servidor público, ouvido sob a condição de anonimato, confirmou que a dificuldade imposta na liberação de alvarás para o início da construção de empreendimentos imobiliários no município. “Um determinado grupo da cidade teve o último projeto aprovado no ano passado, desde então nada mais foi liberado. Pelo que vi no processo, seriam 800 unidades habitacionais construídas até dezembro”, contou o servidor.

18 COMENTÁRIOS

  1. O que realmente importa são os passeios da terceira idade, que geram empregos em cidades turísticas, patrocinados pela prefeitura às vésperas de eleição

  2. Bom Dia pra todos, Volta Redonda parada no tempo e com administradores eternos, vereadores Inoperantes, e festas para o povão ou seja política de Pão e Circo, a obra de revitalização da Rua 33 na vila Santa Cecília é um Absurdo de gastos🤔🤔😯

  3. Com certeza o prefeito já tem a casa própria dele, se não várias, o povo que se lasque, espero que o povo lembre disso na próxima eleição!

  4. Foi o empresário Mauro Campos(dono do grupo Aceplan) falar que será candidato ao Palácio 17 de Julho na próxima eleição,que o dono da Prefeitura já começou as retaliações contra o mesmo.

  5. Graças a Deus estou indo embora desse estado do RJ. Principalmente dessa cidade e Volta Redonda poluida,sem emprego,e ficando cheias de assaltos ….

  6. Cadê a câmera de vereadores?
    Ninguém se manifesta?Empregos sendo perdidos, moradias que melhorariam a vida de muitos, sendo paralisadas.
    E aí, vocês foram eleitos para representar os direitos e os interesses dos moradores da nossa cidade….

  7. Prefeito Neto, muito ajuda quem não atrapalha. Demissões neste momento crucial da nossa política é loucura. Demissões enfraquecem o comércio e, gera conflitos familiares. O princípio da impessoalidade está sendo violado se a “pendenga” for de cunho pessoal. Seja altruísta!
    Precisamos aquecer a nossa economia, não enfraquecê-la por questões pessoais. Diga à população o porquê. Diga aos demitidos o motivo real. Se tem irregularidade, aponte-a. Está faltando diálogo, respeito e valorização aos empresários que geram empregos, recursos, dignidades e impostos.
    Em 2024, teremos eleições!!!
    Amar Volta Redonda é vê-la crescendo, pujante, rica, próspera e desenvolvida.
    Vamos deixar a picuinha de lado!!!

  8. Volta Redonda tem uma demanda grande no mercado imobiliário, porém a própria prefeitura impede que haja novos empreendimentos para poder lucrar. Boa parte dos secretários e a família do próprio prefeito, são donos de diversos imóveis na cidade que e querem fazer com que eles valorizem mais, indo à valores que a população local não consegue pagar. Qualquer iniciativa que envolva a construção de mais unidades, principalmente em larga escala, vai ser travada pela PMVR.

  9. Brigar de politicar, prefeito preferi ver 100 trabalhadores desempregado ,do quer liberar os terrenos. É lamentavél.

  10. Volta Redonda não tem um plano diretor ,ou se tem é muito ruim,a cidade cresce sem critério e desordenada.Fora que tem muita gente que não quer concorrência de mão de obra e existe a indústria da dificuldade pra gerar facilidade.

  11. O prefeito Neto, está agindo igual ao governo federal, “vingança “, contra a família do Sr Mauro. Mesmo que paí de famílias serão demitidos. Em tempo: na viagens da terceira idade, vão muitas pessoas com condições de pagar resorts. Pobre são pouquíssimos.

  12. Jogada política do proprietário da empresa, pois o mesmo vai vir como candidato a prefeito… não tem inocente na história, e muitas áreas do empreendimento foram aprovadas nas exceções. Fique esperto eleitor. Quem conhece os envolvidos que o comprem.

  13. Volta Redonda tem um sério problema com especulação imobiliária. Na medida em que essa reportagem não investiga porque houve embargo, ou a não aprovação de novos projetos, fica rasa e tendenciosa. Cidades precisam de planejamento, não só de novos prédios. Como anda a infraestrutura e o investimento nela? Sem isso essas novas unidades habitacionais não são nem viáveis. E longe de mim defender esse prefeito, que eu não gosto e não ajudei a eleger, mas não é só da “canetada” dele que isso depende. Vocês sabem que têm uma pá de funcionários técnicos que ralam todo dia pra essa cidade não virar o caos de vez né? Defender emprego é justo, mas a infraestrutura urbana quem paga é o povo, e quem tem lucro com isso é quem especula imóvel. A discussão não tem só um palmo de profundidade… melhorem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.