21.8 C
V Redonda
segunda-feira, fevereiro 16, 2026
Início Volta Redonda TCE apura possíveis irregularidades em edital para contratação de empresa de sinalização...

TCE apura possíveis irregularidades em edital para contratação de empresa de sinalização viária no Município de VR

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) está avaliando uma Representação que levanta questionamentos sobre o edital de pregão eletrônico nº 171/2023, promovido pelo Município de Volta Redonda. A empresa Mercovia Sinalização Comércio e Serviços Eireli Microtécnica Informática Ltda. apresentou a contestação, alegando possíveis irregularidades no procedimento licitatório.

A empresa questiona os requisitos de qualificação estabelecidos no edital, alegando incompatibilidade com o objeto licitado, que envolve a contratação de empresa especializada em prestação de serviços de sinalização viária horizontal e dispositivos auxiliares, no valor estimado de R$ 3 milhões. Entre as preocupações destacadas estão a falta de exigência de inscrição no conselho competente (Crea ou CAU) para a empresa licitante e o responsável técnico, a ausência de apresentação de Certidão de Acervo Técnico do responsável técnico compatível com os serviços e a falta de definição das parcelas de maior relevância técnica.

Além disso, a Mercovia alega que o edital estabelece prazos para pedidos de esclarecimentos e análise que estariam em desconformidade com o Decreto nº 3.555/00. O pedido de esclarecimentos feito pela empresa foi, segundo ela, ignorado pela Comissão responsável.

Decisão Monocrática

Em decisão monocrática, a Conselheira Substituta Andrea Siqueira Martins determinou a prévia oitiva do Jurisdicionado (Município de Volta Redonda) para que se manifeste sobre as irregularidades apontadas. A decisão destaca a necessidade de esclarecimentos por parte da Administração Pública, considerando que o certame já teve início em 14 de novembro.

A decisão do TCE-RJ evidencia a importância de se esclarecer possíveis irregularidades em processos licitatórios, visando garantir a lisura e transparência nas contratações públicas. A Prefeitura foi notificada no dia 1º de dezembro para apresentar a sua defesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.