Na manhã desta terça-feira (dia 9), a Polícia Federal deflagrou a Operação Vapore para combater a importação e comercialização de cigarros eletrônicos em redes sociais e sites na internet, por parte de distribuidores e revendedores situados no município de Mangaratiba.

Na ação de hoje, equipes da Delegacia de Polícia Federal em Angra dos Reis cumprem dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, ambos na cidade de Mangaratiba.

Durante o cumprimento de um dos mandados, um homem foi preso em flagrante por contrabando de cigarros eletrônicos. Ele foi levado para a Delegacia da PF em Angra dos Reis para os procedimentos de praxe e será posteriormente encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça.

De acordo com as apurações, os investigados atuam nas etapas de importação, armazenamento e distribuição de cigarros eletrônicos, que são comercializados por meio de redes sociais e lojas virtuais. Durante a deflagração de hoje, os policiais federais apreenderam equipamentos de informática que serão analisados pelo Setor de Perícias Técnicas da PF.

Esta primeira etapa da Operação VAPORE tem como foco identificar os distribuidores e revendedores a varejo dos produtos ilegais em questão.

Os cigarros eletrônicos são dispositivos que têm importação, comercialização e propaganda proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde 2009. A Anvisa, em decisão recente, manteve as proibições sobre importação e venda destes produtos em território nacional. Sua comercialização irregular no Brasil configura o crime de contrabando, cuja pena é de dois a cinco anos de reclusão.

O nome da operação, VAPORE, significa vapor em latim, fazendo alusão ao vapor que é produzido pelos cigarros eletrônicos e inalado pelos seus usuários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.