Com um déficit financeiro histórico de R$ 32 milhões no setor da Média e Alta Complexidade, a prefeitura de Volta Redonda declarou situação de calamidade financeira na saúde pública do município. O Decreto nº 19.075/2025, publicado no Diário Oficial de quinta-feira (20), estabelece que a grave crise financeira compromete a garantia de assistência integral à saúde da população.
A medida é justificada pela situação epidemiológica das neoplasias malignas, das cardiopatias e o risco de epidemia de dengue tipo 3 devido à infestação do mosquito Aedes aegypti, fatores que têm colocado pressão sobre os serviços de saúde. O envelhecimento populacional, o aumento de doenças crônicas e o impacto pós-pandemia também são destacados no decreto como agravantes dessa realidade.
Assinado pelo prefeito Neto (PP), que costuma afirmar que a “saúde de Volta Redonda é referência no Brasil”, o decreto ainda destaca a sobrecarga das Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (UNACONs) e a escassez de vagas para procedimentos de alta complexidade em cardiologia, o que tem gerado longas filas de espera para tratamentos essenciais, como o câncer de mama e radioterapia. O tempo médio de espera para cirurgias oncológicas chega a seis meses, enquanto para radioterapia, o tempo de espera é de quatro meses.
Além disso, o decreto ressalta que, apesar de Volta Redonda ser um polo regional de tratamento para neoplasias malignas, a responsabilidade pela regulação de acesso a esses serviços não é do município, que apenas realiza a contratualização dos serviços de oncologia e cardiologia de alta complexidade.
Outro ponto mencionado no documento é o aumento da judicialização dos procedimentos médicos, com a inclusão de novas tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS), o que tem impactado diretamente a gestão financeira da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Medidas emergenciais
Dentre as ações autorizadas pelo decreto para enfrentar a calamidade financeira, destaca-se a entrada em imóveis públicos e particulares em situações de abandono ou negativa de acesso, com o objetivo de combater a infestação do mosquito Aedes aegypti e reduzir os índices de dengue. Também serão intensificadas as ações de controle vetorial, além do rastreamento precoce das neoplasias malignas e cardiopatias.
A situação de calamidade financeira na saúde pública de Volta Redonda terá validade de 180 dias, período durante o qual a administração municipal buscará soluções para os desafios enfrentados pelos setores de oncologia, cardiologia e vigilância epidemiológica.
Mas não é o prefeito q diz saber governar com competência,mas essa bolha um dia iria estourar ,e quem administra essa cidade a mais de 20 anos quem?quando não é ele e os seus aliados, a ampla maioria de cargos em comissão ou RPA são de indicação para beneficiar alguns agentes políticos ou de algum amigo ,se não tem dinheiro pra saúde pq construir um hospital veterinário,pq não colocou na responsabilidade da secretaria de meio ambiente ,pq construir um hospital de olhos se não há demanda, se nem o cais conforto consegue terminar e colocar em funcionamento, se somos referência e muitos serviços são regulados pelo Estado,pq não cobra do governador os repasses da saúde
q não estão sendo repassados ? competência ou incompetência,
Parabéns, disse tudo e muito bem com muita sabedoria.
Concordo plenamente com o leitor prefeito está gastando dinheiro a rodo em obras que não termina nunca fora esses montes afilhados entubados na Prefeitura,pagamos impostos altos por morar em Volta Redonda e não temos o retorno, combustível graças a prefeitura uns dos mais caros do estado e ninguém fala nada,bancar viagens pra terceira idade passear pode ,mas a saúde não tem grana , prefeitura gasta mais de 15 milhões com esses passeios da terceira idade,mas a saúde não tem grana,mas quem sofre mais com a falta a saúde a terceira idade cadê as prioridades primeiro.
Ué, mas não é ele que administra a cidade com competência? Os últimos 20anos são dele ou aliados e o último mandado de prefeito do Neto.
Rombo de 32 milhões, e o digníssimo prefeito envia a câmara para votação repasse de subsídio para as empresas de ônibus de 6 milhões que foi aprovado por maioria. Esse dinheiro deveria ir pra saúde já que não se cumpre a melhoria do transporte, enfim, ainda tem gente q defende.
Na campanha política de 2024 para eleições municipais, o prefeito Neto falou que Volta Redonda era um modelo no setor de saúde e educação. Por que agora ele está falando em calamidade financeira na saúde? Foi ele mesmo que estava a frente da prefeitura nos últimos 4 anos……
Na verdade a cidade está um caos em vários setores: obras que não terminam nunca ( ex: Rua 33 na Vila Santa Cecilia); ruas cheias de mato nas calçadas; avenida Amaral Peixoto abandonada, etc.
Ele citou o envelhecimento da população como uma das causas; mas ele mesmo não tem se preocupado com o futuro dos jovens, que precisam mudar de cidade pra ter algum avanço na área profissional. E são esses mesmos idosos dos passeios da terceira idade (em período eleitoral) que têm ajudado ele a se eleger.
Quem governou a cidade nos últimos anos foi o próprio Neto. Então se alguma coisa está errada ele é o responsável! Na última campanha eleitoral para prefeito o Neto não comentou que havia problemas financeiros na saúde!
Na verdade a cidade está um caos não apenas na saúde: obras que não acabam nunca e de qualidade duvidosa ( ex: Rua 33 na Vila Santa Cecilia); calçadas das ruas cheias de mato, parecendo uma floresta; avenida Amaral Peixoto abandonada, necessitando de uma urgente revitalização.
Se o fato é verdadeiro, Triste ver como somos manipulados ,nos fazem de bobo e ainda é o melhor que temos na região.
Antes da eleição podemos exportar saúde pública, após eleição estamos em calamidade pública na Saude. Vergonhoso o perfil dos políticos do nosso país.
Prioridade e saude e educação.
Sem comentários o prefeito Neto tá fazendo o que pôde pra a população de volta redonda
Faz o L cambada Kkklkl, tá igual o japonês TAKKARO, tá caro o ovo, o pe de frango, o sobre do frango, a sambiquira kkkkkkk
Um dia a casa cai, não é assim que se fala? Ele tira da saúde e da educação para outros setores, obras que devem ser super faturadas. Na rua 33, segundo eu soube ontem, o projeto é inviável. Então, vamos continuar vendo os emaranhados de fios elétricos nos postes. A viagem da 3ª idade não é um programa do governo federal? É mesmo a prefeitura que banca? Com essa onda de calor, as creches funcionaram normalmente e as crianças penando com ventiladoes insuficientes. Ar condicionado? Para isso terá que mudar o quadro de energia, pois até quando se ligam todos os chuveiros para dar banho, desarma o dijuntor. (desculpe se a grafia está incorreta)
Creche integral faltando funcionárias e quem está trabalhando tem que se desdobrar no auxílio umas das outras. Pessoal, vem aí o carnaval. Vamos ver o bloco da prefeitura, da 3ª idade. E o transporte que está horrível, incompetente para a população. Parabéns aos que fizeram o desfavor de reeleger o
prefeito. Infelizmente, os eleitores ainda votam por interesses apenas seus e o resto não importa. É a política da lei de Murici, do cada um por si. Quando teremos mentes inteligentes votando na lei dos três mosqueteiros, “um por todos e todos por um”, pensando no bem e nos interesses coletivamente?
Isso é porque na próxima eleição ele não pode se candidatar então vai deixar a cidade se ferrar que ele está a tirando dinheiro da saúde pra encher nesses viadutos é claro os vereadores sabem e são culpados sem a autorização deles isso não acontece mas são beneficiados com essa palhaçada
Votem mais no mesmo, governo aliado a esquerda so podia dar nisso, parabéns a todos
O Neto foi candidato pelo PP, partido de direita, do deputado Arthur Lira e do Doutor Luizinho. O vide dele, Faria, é do PL, partido de direita e do Bolsonazi.
Ou seja, a chapa eleita era toda de partido de direita e com apoio do centrão. Ou tu é burro, ou é cego!
E O SLOGAN DA PREFEITURA É: COM O POVO, HONESTIDADE E COMPETÊNCIA””’
😂😂😂😂😂😡😡😡😡😡😠😠😠😠😠😠
O prefeito Neto , aprovou no início do ano 2024 junto aos amiguinhos vereadores , a manutenção de , 8 % na conta de , ENERGIA ELÉTRICA . O prefeito Neto da prioridade nos gastos com a guarda municipal adquirindo viaturas novas …
A cidade está um lixo .
Sinalização de trânsito caótica , obra como o novo viaduto q liga os bairros Niterói ao Retiro nunca acaba . No local as orientações e placas , faixas etc de trânsito não existem . Desníveis na pista . Rua 33 na vila Santa Cecília uma vergonha !
Transporte urbano uma vergonha . Ônibus velhos sem ar condicionado e em péssima condições de conservação . Problemas este q se arrasta há anos .
ISSO É UMA VERGONHA .
Dinheiro não falta , o q falta é gestão