25 C
V Redonda
domingo, fevereiro 22, 2026
Início Geral Rio Construção Summit debate futuro da construção civil com foco em sustentabilidade,...

Rio Construção Summit debate futuro da construção civil com foco em sustentabilidade, tecnologia e liderança com propósito

O Rio Construção Summit, realizado de 24 a 26 de setembro, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, reuniu especialistas, empresários e lideranças para discutir os principais desafios e oportunidades da indústria da construção civil.

No dia 26 de setembro, das 9h30 às 10h30, aconteceu o painel “Rumo ao Futuro: Sustentabilidade, Tecnologia e Liderança com Propósito”, que contou com a participação de Elissandra Candido (presidente do Sinduscon Sul Fluminense e CEO da KVG Engenharia), Ana Cláudia Gomes (vice-presidente de Responsabilidade Social da CBIC), Taiana Jung (estrategista em Sustentabilidade Corporativa) e Catharina Macedo (arquiteta e consultora do Sebrae).

Sinduscon-SF: governança e associativismo na construção civil

O Sinduscon Sul Fluminense tem se consolidado como referência em governança e fortalecimento do associativismo na indústria da construção. Sob a presidência de Elissandra Candido, a entidade apresentou no debate uma visão prática de quem vivencia diariamente os desafios e as transformações do setor.

Durante sua gestão, o Sinduscon-SF alcançou um resultado expressivo: 243% de crescimento no associativismo, demonstrando o impacto de uma atuação baseada em gestão estratégica, representatividade e engajamento coletivo.

A entidade também se destaca pela atuação da presidente ao liderar e apoiar iniciativas de alcance nacional, como o projeto Elas Constroem (CBIC) e o Conselho da Mulher da Firjan, reforçando seu compromisso com a inclusão, a capacitação e a valorização do capital humano no setor.

“A construção civil não constrói apenas prédios, mas constrói futuros. E esse futuro precisa ser sustentável, tecnológico e, acima de tudo, humano”, afirmou Elissandra Candido, presidente do Sinduscon-SF.

Sustentabilidade e tecnologia em pauta

A estrategista Taiana Jung destacou como a construção está presente em todas as esferas da vida cotidiana e trouxe dados relevantes: o setor representa 6% do PIB, gera mais de 110 mil novos empregos formais por ano e enfrenta desafios como 724 acidentes de trabalho registrados em 2024, além da geração de 48 milhões de toneladas de resíduos, dos quais menos de 20% são reciclados.

Ela também mostrou como a tecnologia pode ser aliada da sustentabilidade: o uso do BIM pode reduzir até 20% do desperdício, enquanto a inteligência artificial já permite monitorar riscos em tempo real, com expectativa de investimentos de R$ 23 bilhões até 2028.

O olhar da CBIC
Representando a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Ana Cláudia Gomes ressaltou a necessidade de fortalecer a agenda ESG e a liderança com propósito como pilares para a competitividade do setor:

“O futuro da construção depende da nossa capacidade de unir inovação, responsabilidade social e diversidade. Precisamos de empresas que enxerguem além do lucro e líderes que estejam comprometidos com um desenvolvimento inclusivo e sustentável”, afirmou.

O papel dos pequenos negócios

Já a arquiteta e consultora do Sebrae, Catharina Macedo, reforçou que a sustentabilidade e a industrialização caminham juntas e ressaltou a importância da digitalização e da eficiência construtiva para reduzir resíduos e emissões. Ela destacou que 13% das micro e pequenas empresas do Brasil estão no setor da construção, responsáveis por 15% dos empregos formais e 38% das emissões de CO2.

Para ela, não existe um modelo único para todo o país, e os pequenos negócios precisam ser protagonistas nas adaptações regionais, utilizando ferramentas como o SIDAC, PROJETee, Cecarbon e a Taxonomia Sustentável.

Liderança com propósito

O painel reforçou que o futuro da construção civil depende de práticas inovadoras e sustentáveis, mas, acima de tudo, de uma liderança com propósito — capaz de dar sentido ao trabalho, engajar pessoas e transformar a cultura do setor.

“Liderar com propósito é transformar a governança em confiança e o associa7vismo em força cole7va para construir futuros sustentáveis, disse a presidente do Sinduscon-SF.”

O Rio Construção Summit é uma realização do Sinduscon-Rio, com apresentação da Firjan e apoio da CBIC, SINICON, Sistema Indústria e FIIC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.