IPTU 2026: Volta Redonda concede desconto de 8% para pagamento em cota única até dia 6 de março

O carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2026 de Volta Redonda está disponível no site da prefeitura. Na modalidade Cidade, os contribuintes têm até o dia 6 de março para pagamento em cota única com desconto de 8%. Para quem optar pelo pagamento parcelado em seis vezes, a primeira cota tem a mesma data de vencimento. As demais parcelas vencem em 7 de abril (cota 2), 7 de maio (cota 3), 8 de junho (cota 4), 8 de julho (cota 5) e 7 de agosto (cota 6).

De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), o acesso ao carnê digital é simples, podendo ser feito até pelo celular. Basta acessar o site voltaredonda.rj.gov.br/iptu, digitar a numeração da inscrição imobiliária (que contém 12 números e pode ser encontrada em carnês anteriores).

Na tela seguinte, aparecem informações como o nome do proprietário, o endereço do imóvel e as opções de pagamento com os devidos valores: as seis parcelas para quem optar pelo parcelamento; e a opção de cota única com o desconto de 8%.

“Quando o contribuinte marca a opção de cota única, por exemplo, automaticamente o carnê é aberto na tela, podendo ser baixado no celular ou computador, ou até mesmo enviado diretamente para imprimir. É prático, rápido e fácil”, falou a subsecretária municipal de Fazenda, Lygia Morelli, lembrando que, desde o ano passado, a prefeitura dá opção para pagamento via PIX.

Atendimento presencial

Para o cidadão que tem dificuldade em acessar a internet, há opções de auxílio presencial. No saguão do Palácio 17 de Julho, sede da prefeitura, o atendimento é nos guichês 9 e 10. Se preferir, o local também conta com um totem onde o cidadão pode acessar e imprimir o carnê.

As subprefeituras do Retiro (na Avenida Antônio de Almeida, nº 46) e Santo Agostinho (Rua Jaime Martins, nº 705) também oferecem atendimento para auxiliar no acesso à internet, inclusive com impressão do carnê. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Além da opção do carnê digital, as guias de pagamento também serão enviadas para as residências de cada contribuinte.

O prefeito Antonio Francisco Neto lembrou que os recursos arrecadados com o pagamento do IPTU revertem em investimentos na cidade. “As melhorias nas áreas da Saúde, Educação, Segurança e outras garantem mais qualidade de vida para a população. Você fica em dia com o município e ganha uma cidade melhor para se viver”, disse Neto.

IPTU das Indústrias

A cota única para o IPTU 2026 na modalidade Indústria também tem desconto de 8% para pagamento até o próximo dia 13 de fevereiro. Além da opção de parcelamento em seis vezes. A primeira parcela vence na mesma data da cota única e as demais têm vencimento para 17 de março (cota 2), 16 de abril (cota 3), 25 de maio (cota 4), 17 de junho (cota 5) e 20 de julho (cota 6). 

Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.