26.6 C
V Redonda
quinta-feira, fevereiro 19, 2026
Início Geral HUV inaugura serviço de radioterapia com presença de representante do Ministério da...

HUV inaugura serviço de radioterapia com presença de representante do Ministério da Saúde

Em cerimônia realizada no Centro de Estudos Severino Sombra na tarde da terça-feira (dia 20), o Hospital Universitário de Vassouras inaugurou o Serviço de Radioterapia. A solenidade contou com a presença do secretário-executivo do Ministério da Saúde, Marcus Vinícius Dias, dos deputados federais Júlio Lopes (PP) e Dr. Luizinho (PP) e da subsecretária adjunta da Secretaria Estadual de Saúde, Cláudia Mello. Com a radioterapia, o HUV passa a oferecer, pelo SUS, todo tratamento oncológico a pacientes de Vassouras e região.

A vice-prefeita Rosi Silva exaltou o esforço do presidente da Fundação Educacional Severino Sombra, engenheiro Marco Capute, no sentido de ampliar o atendimento a pacientes com câncer. “Com a radioterapia, a gente consegue fechar o ciclo do tratamento de câncer, um sonho do presidente Marco Capute”. Coordenadora do Serviço de Oncologia do HUV, Ana Paula Ribeiro mostrou a importância do serviço para Vassouras e região. “Sem o serviço aqui, os pacientes esperam até 4 meses pelo procedimento, pela radioterapia”. Ela aproveitou para reivindicar dos parlamentares, da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde um aparelho de ressonância magnética para o HUV. “A nossa demanda só cresce. Em cinco anos, fomos de 100 pacientes para mais de 900. Queremos a ressonância magnética para salvar vidas”. Anunciado pelo governador reeleito Claudio Castro como secretário de Saúde em seu segundo mandato, que começa em janeiro, Dr. Luizinho anunciou que ele e o deputado Julio Lopes irão providenciar a ressonância magnética para o HUV, dando a entender que apresentariam uma emenda ao Orçamento da União.

O deputado federal Julio Lopes apontou que a radioterapia é mais uma conquista de uma instituição de “homens de propósito e uma liderança inspiradora”. Vice-presidente da Fusve, Gustavo Amaral também reforçou a importância da liderança de Marco Capute para a instituição. Claudio Medeiros Guimarães, superintendente de Saúde, Projetos e Manutenção do HUV, discursou no mesmo sentido. Marcelo Paiva, diretor-geral do HUV, afirmou que a radioterapia “garante a integralidade do serviço oncológico, que é referência para 11 municípios, atendendo a uma região que chega a 1 milhão de habitantes”. Para Marcelo, a equipe trabalha impulsionada pela liderança de Capute “que nos faz acreditar em sonhos”.

O futuro secretário estadual de Saúde lembrou que uma lei federal garante atendimento em 60 dias a qualquer brasileiro diagnosticado com câncer. “O desafio hoje é o diagnóstico”, avaliou. Ele ressaltou a importância da Fusve, que “faz a diferença em duas áreas fundamentais, a Saúde e a Educação. Fundamental para Vassouras, a região e o estado”. Para o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Marcus Vinícius Dias, a inauguração da radioterapia simboliza o “espírito de Vassouras”. “Em Vassouras, temos a comunidade integrada ao Poder Público, que é parceiro da iniciativa privada e isso traz resultados benéficos para a população”. Segundo Dias, o plano de expansão da radioterapia no SUS foi lançado em 2014. “Foi lançado por outro governo, mas demos continuidade por entendermos que as políticas públicas devam ser perenes”. O serviço de Radioterapia funciona em um prédio anexo ao HUV.

Foto: divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.