Acompanhado do prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, e de outras autoridades, o governador Cláudio Castro tem aproveitado a missão governamental em Nova Iorque, nos Estados Unidos, para apresentar as oportunidades de negócios no Estado do Rio aos membros do Conselho das Américas, que promove o livre comércio no continente. Uma das reuniões aconteceu na quarta-feira (dia 19) reuniu 30 investidores multinacionais.
“É uma honra ser convidado para expor um pouco dos avanços do Estado do Rio, que passou nos últimos dois anos por um processo de reconstrução da sua imagem e da sua economia. Hoje, o Rio de Janeiro está de volta ao caminho da prosperidade e com a sua credibilidade mundial recuperada. Por isso, é importante estarmos, aqui, dialogando com empresas que representam grande parte dos investimentos privados dos Estados Unidos para a América Latina”, ressaltou o governador.
Segundo Castro, mais de R$ 100 bilhões em investimentos privados e públicos estão em andamento no estado, que é sede do maior empreendimento privado da América Latina: o Porto do Açu, que inaugurou a primeira usina termelétrica em 2021 e ganhará a segunda até 2025.
Crescimento das atividades econômicas
No encontro, o secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Vinicius Farah, destacou o crescimento das atividades econômicas, resultado do investimento na política de desenvolvimento. Hoje, o nível da economia fluminense retomou o patamar acima do período pré-pandemia, registrando aumento de 4,1% no PIB, em 2021.
“Tivemos como destaque a construção civil, com crescimento de 6,7%, consequência dos recursos aplicados em infraestrutura, viabilizados a partir da concessão dos serviços de saneamento. A indústria de transformação também se destacou: aumentou 6,2%. O setor de serviços, fortemente impactado pela pandemia, foi outro segmento que também fechou com taxa positiva: + 4,4%”, explicou Farah.
Localização estratégica
O vice-governador Thiago Pampolha ressaltou que o Rio é o 2º maior estado brasileiro em exportações e o 3º em importações, apresentando, em 2022, um superávit de US$ 18,9 bilhões no comércio exterior, o dobro de 2021. Além disso, Pampolha lembrou aos empresários sobre a localização geográfica estratégica do Estado do Rio como uma das principais atrações para novos negócios.
“O Rio de Janeiro fica a menos de quatro horas das principais capitais da América do Sul e tem, em um raio de 500 quilômetros, 40% de todo o mercado consumidor do Brasil, além de grande malha ferroviária, portos e aeroportos para o incremento de importações e exportações”, afirmou.
Conselho das Américas
Atualmente, o Conselho das Américas conta com cerca de 215 membros, empresas internacionais de diversos setores que buscam os princípios de desenvolvimento econômico e social, estado de direito, livre mercado e democracia. “Foi um prazer receber o governador Cláudio Castro e sua comitiva para ouvir sobre a transformação do Rio de Janeiro, sua agenda de investimentos e os planos de negócios disponíveis para os empresários”, disse a presidente e CEO do Conselho das Américas, Susan Segal.
Nas redes sociais
Nas redes sociais, Rodrigo Drable postou um vídeo acompanhado do governador Cláudio Castro e do vice-governador, Thiago Pampolha. Na publicação, o chefe do Executivo barramansense detalhou que o objetivo da viagem aos Estados Unidos foi para buscar novos negócios para o município. Ele citou ainda a preocupação com a geração de emprego e renda, de forma sustentável.
“São tanto negociações de empresas para o estado e que possam também se instalar em Barra Mansa, quanto negociações de créditos de carbono. A nossa cidade é a que mais refloresta, que tem uma das melhores coletas seletivas e também um polo polo de tratamento de resíduos sólidos regional”, disse.
O prefeito de Barra Mansa explicou ainda que a aproximação que através das iniciativas do governador, Barra Mansa pode ter tudo aquilo que já faz sendo negociado na bolsa de valores e gerando renda para a cidade, abrindo portas para novos investimentos.
Foto: reprodução da internet