Policiais civis da 57ª DP (Nilópolis) realizam, nesta quarta-feira (dia 15), a operação Exactor contra um grupo paramilitar que atua naquela cidade da Baixada Fluminense. A ação visa a cumprir nove mandados de prisão e 13 de busca e apreensão.
Após três meses de investigação, agentes da delegacia identificaram integrantes da organização criminosa que pratica extorsões por meio de ameaças, cobrando quantias semanais a comerciantes da região.
As investigações apontam ainda que a quadrilha, como forma de fortalecer o braço financeiro, indicava serviços de um agiota – também integrante do grupo criminoso – para aqueles que não conseguiam pagar e acumulavam a dívida. O contratado supostamente quitava o débito e se tornava o novo credor, cobrando juros absurdamente altos.
Segundo os policiais, com a nova suposta dívida contraída, ficava cada vez mais difícil de a vítima quitar os valores cobrados e, a partir daí, a quadrilha passava a se apropriar de bens dos comerciantes até a hipossuficiência financeira dos mesmos.