Se a paciência tem limite, a dos moradores de Volta Redonda com a Light está prestes a chegar ao fim. A concessionária é uma das campeãs de reclamações dos consumidores devido as constantes quedas de energia elétrica. Até mesmo quando tenta acertar, a empresa consegue desagradar.
Foi o que aconteceu na última segunda-feira (dia 13). Quatro dias antes, a Light distribuiu um comunicado em algumas residências informando aos moradores do Vista Verde que realizaria a manutenção da rede do bairro. Significa que devido ao serviço, o fornecimento de energia seria interrompido pelo período de 8h às 14h.
O documento foi compartilhado no grupo de WhatsApp para conhecimento de todos os moradores, mas levantou a dúvida do motivo de apenas algumas casas terem recebido o aviso. Mas o pior veio depois.
Cientes da manutenção, cada morador se organizou para ficar sem eletricidade durante o período de seis horas. No entanto, sem nenhum aviso prévio, o serviço foi cancelado.
“Meu marido iria trabalhar em home office e foi para a empresa, em Resende, apenas por estar ciente da manutenção, porém isso não aconteceu. É um absurdo o tipo de serviço que a Light vem prestando para os moradores da Vista Verde e de toda Volta Redonda”, disse uma cliente da concessionária, moradora do Vista Verde.
Pela mesma situação passou o publicitário Eduardo Garcia, que trabalha diariamente no home office.
“Peguei todo o meu equipamento de trabalho e fui para a casa dos meus pais, na certeza de que ficaríamos sem luz, o que não aconteceu sem nenhum aviso prévio. A empresa tem condição de enviar um SMS, que seja, para nos avisar do cancelamento. A Light coloca no comunicado de manutenção que o serviço pode ser cancelado, mas não leva em consideração que no bairro há idosos, crianças e que todos precisam de o mínimo de previsibilidade para sair de casa”, destacou Garcia.
Em pior situação ficaram os moradores dos bairros Roma e Rio das Flores. Por conta das mais de 60 horas de falta de energia que atingiu a estação que abastece a localidade, a população ficou sem água por dias. Como forma de amenizar a situação, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) disponibilizou caminhões-pipa.
“O abastecimento nessas localidades está sendo afetado, por conta de duas quedas de energia, que pararam o circuito do Roma. A concessionária de energia elétrica informou que está atuando para solucionar o problema. Assim que a energia for restabelecida, o abastecimento será retomado gradualmente”, explicou a autarquia em comunicado à população.
Imagem ilustrativa