26.1 C
V Redonda
domingo, fevereiro 15, 2026
Início Política Bolsonaro garante que não permitirá instalação de novas praças de pedágio na...

Bolsonaro garante que não permitirá instalação de novas praças de pedágio na Dutra

O presidente Jair Bolsonaro utilizou as redes sociais, na noite desta terça-feira (do 21), para negar possibilidade da instalação de duas novas praças de pedágio na via Dutra, na altura de Barra Mansa (mais precisamente nas proximidades da Pedreira Pombal) e em Guarulhos (SP). Na postagem, Bolsonaro citou a renovação da concessão da estrada que liga o Rio a São Paulo.

“Por ocasião da renovação da concessão da Rodovia, que vence em 2021, nosso Governo proporá não só a diminuição do valor do pedágio, bem como não permitirá a construção de novas praças para sua cobrança”, garantiu. 

Na última semana, em audiência pública realiza em um hotel na zona Sul do Rio, foi apresentada a proposta da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de incluir a Rio-Santos (BR-101) e uma nova praça de pedágio no trecho do Vale do Paraíba (BR-116) no pacote de concessão da via Dutra.

Presidente postou a sua decisão nas redes sociais – Reprodução Twitter

A proposta da ANTT, órgão ligado ao governo federal, gerou insatisfação em políticos e representantes de entidades empresariais do Sul Fluminense, que temiam prejuízos econômicos para a região, principalmente com o risco iminente de aumento no custo do frete para o escoamento da produção. 

A previsão, caso o edital seja aprovado, é que o custo para o motorista que trafegue no trecho entre São Paulo e Rio, por eixo, aumente 6% o pedágio. O contrato atual da via Dutra, administrado pela CCR NoaDutra, vence em março de 2021. Depois disso, uma nova concessionária vai administrar a estrada por 30 anos. O investimento previsto no projeto é de R$ 32 bilhões. 

Foto: Reprodução Facebook/Presidente Jair Bolsonaro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.