Um jovem de 23 anos foi preso em flagrante nesse domingo (dia 3) por tráfico internacional de drogas, na Rodovia Presidente Dutra, em Barra Mansa. A prisão ocorreu após o rapaz ser denunciado pelo próprio padrasto. O caso foi registrado na Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Floriano.
De acordo com a PRF, por volta das 14h, o condutor de um VW Polo alugado, com placas de São Paulo, parou voluntariamente na unidade policial e informou aos agentes que suspeitava que seu enteado estaria transportando drogas no veículo. Ele pediu que fosse realizada uma revista no carro e nas bagagens. Além dele e do enteado, de 23 anos, também estava no carro a mãe do jovem.
Durante a inspeção, os policiais encontraram um saco plástico escondido debaixo do banco do passageiro dianteiro, contendo 16 frascos de 50 ml cada, totalizando 800 ml de ketamina. A substância, originalmente um anestésico veterinário de uso restrito em animais de grande porte, como cavalos e bois, tem sido utilizada de forma ilegal como droga recreativa por causar efeitos alucinógenos.
Questionado sobre a origem do material, o jovem admitiu ter comprado a ketamina no Paraguai por R$ 2 mil, de forma irregular, e informou que pretendia levá-la até Macapá, no Amapá, onde reside. Ele também afirmou ser estudante de enfermagem e estar cursando o nono período da graduação. Além da droga, foram apreendidas seringas e agulhas, que seriam utilizadas na aplicação da substância.
Diante dos fatos, o jovem foi preso por tráfico internacional de drogas e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de Volta Redonda. O delegado de plantão lavrou o auto de prisão em flagrante com base no artigo 33, combinado com o inciso I do artigo 40 da Lei de Drogas (Lei 11.343/06), que trata da transnacionalidade do delito. A pena prevista varia de 5 a 15 anos de reclusão, com aumento de um sexto a dois terços devido à origem estrangeira da substância.
Droga associada a mortes de famosos
A ketamina ganhou destaque recente em casos de repercussão nacional e internacional. De acordo com reportagem da CNN Brasil, de dezembro de 2023, a substância foi identificada no laudo da morte do ator Matthew Perry, astro da série Friends. No Brasil, também foi apontada como causa da morte da ex-sinhazinha do Boi Garantido, Djidja Cardoso.
Foto: Divulgação/PRF