Barra Mansa: Após denúncia do padrasto, estudante de enfermagem é preso por tráfico internacional de ketamina

Um jovem de 23 anos foi preso em flagrante nesse domingo (dia 3) por tráfico internacional de drogas, na Rodovia Presidente Dutra, em Barra Mansa. A prisão ocorreu após o rapaz ser denunciado pelo próprio padrasto. O caso foi registrado na Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Floriano.

De acordo com a PRF, por volta das 14h, o condutor de um VW Polo alugado, com placas de São Paulo, parou voluntariamente na unidade policial e informou aos agentes que suspeitava que seu enteado estaria transportando drogas no veículo. Ele pediu que fosse realizada uma revista no carro e nas bagagens. Além dele e do enteado, de 23 anos, também estava no carro a mãe do jovem.

Durante a inspeção, os policiais encontraram um saco plástico escondido debaixo do banco do passageiro dianteiro, contendo 16 frascos de 50 ml cada, totalizando 800 ml de ketamina. A substância, originalmente um anestésico veterinário de uso restrito em animais de grande porte, como cavalos e bois, tem sido utilizada de forma ilegal como droga recreativa por causar efeitos alucinógenos.

Questionado sobre a origem do material, o jovem admitiu ter comprado a ketamina no Paraguai por R$ 2 mil, de forma irregular, e informou que pretendia levá-la até Macapá, no Amapá, onde reside. Ele também afirmou ser estudante de enfermagem e estar cursando o nono período da graduação. Além da droga, foram apreendidas seringas e agulhas, que seriam utilizadas na aplicação da substância.

Diante dos fatos, o jovem foi preso por tráfico internacional de drogas e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de Volta Redonda. O delegado de plantão lavrou o auto de prisão em flagrante com base no artigo 33, combinado com o inciso I do artigo 40 da Lei de Drogas (Lei 11.343/06), que trata da transnacionalidade do delito. A pena prevista varia de 5 a 15 anos de reclusão, com aumento de um sexto a dois terços devido à origem estrangeira da substância.

Droga associada a mortes de famosos

A ketamina ganhou destaque recente em casos de repercussão nacional e internacional. De acordo com reportagem da CNN Brasil, de dezembro de 2023, a substância foi identificada no laudo da morte do ator Matthew Perry, astro da série Friends. No Brasil, também foi apontada como causa da morte da ex-sinhazinha do Boi Garantido, Djidja Cardoso.

Foto: Divulgação/PRF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.