24 C
V Redonda
sábado, fevereiro 14, 2026
Início Volta Redonda Ação de fiscalização apreende 15 pássaros mantidos irregularmente em Volta Redonda

Ação de fiscalização apreende 15 pássaros mantidos irregularmente em Volta Redonda

Uma equipe da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SMPDA) de Volta Redonda, com apoio da Guarda Municipal (GMVR), realizou nesta quarta-feira (dia 20) uma apreensão de 15 pássaros mantidos presos irregularmente, durante ação de fiscalização no bairro Retiro.

A equipe foi acionada para averiguar uma denúncia de maus-tratos contra um cachorro, mas, ao chegar ao local, encontrou as aves em gaiolas, sem os registros legais obrigatórios. Os animais estavam em posse de um criador irregular e foram imediatamente apreendidas.

O caso foi registrado na 93ª Delegacia de Polícia de Volta Redonda para os devidos procedimentos legais. A legislação prevê multas que podem chegar a R$ 60 mil em situações como esta.

A SMPDA continuará acompanhando o processo e os pássaros apreendidos serão encaminhados ao Cetas – Centro de Triagem de Animais Silvestres – do Ibama, em Seropédica.

“Nosso trabalho é garantir que os animais, sejam domésticos ou silvestres, tenham seus direitos respeitados. Apreensões como essa reforçam que manter animais de forma irregular é crime e não será tolerado em Volta Redonda. Vamos continuar atuando firmes na fiscalização e contamos com a população para denunciar situações de maus-tratos e irregularidades”, afirmou o secretário da SMPDA, Paulinho AP.

“A parceria entre as secretarias de Ordem Pública (Semop) e a de Proteção e Defesa Animal tem sido fundamental para coibir práticas ilegais, como o comércio e a criação irregular de animais silvestres. Essa ação conjunta mostra que estamos atentos e trabalhando para proteger não apenas a segurança da população, mas também o meio ambiente e a fauna da nossa cidade”, afirmou o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique.

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.