Uma equipe da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SMPDA) de Volta Redonda, com apoio da Guarda Municipal (GMVR), realizou nesta quarta-feira (dia 20) uma apreensão de 15 pássaros mantidos presos irregularmente, durante ação de fiscalização no bairro Retiro.
A equipe foi acionada para averiguar uma denúncia de maus-tratos contra um cachorro, mas, ao chegar ao local, encontrou as aves em gaiolas, sem os registros legais obrigatórios. Os animais estavam em posse de um criador irregular e foram imediatamente apreendidas.
O caso foi registrado na 93ª Delegacia de Polícia de Volta Redonda para os devidos procedimentos legais. A legislação prevê multas que podem chegar a R$ 60 mil em situações como esta.
A SMPDA continuará acompanhando o processo e os pássaros apreendidos serão encaminhados ao Cetas – Centro de Triagem de Animais Silvestres – do Ibama, em Seropédica.
“Nosso trabalho é garantir que os animais, sejam domésticos ou silvestres, tenham seus direitos respeitados. Apreensões como essa reforçam que manter animais de forma irregular é crime e não será tolerado em Volta Redonda. Vamos continuar atuando firmes na fiscalização e contamos com a população para denunciar situações de maus-tratos e irregularidades”, afirmou o secretário da SMPDA, Paulinho AP.
“A parceria entre as secretarias de Ordem Pública (Semop) e a de Proteção e Defesa Animal tem sido fundamental para coibir práticas ilegais, como o comércio e a criação irregular de animais silvestres. Essa ação conjunta mostra que estamos atentos e trabalhando para proteger não apenas a segurança da população, mas também o meio ambiente e a fauna da nossa cidade”, afirmou o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique.
Foto: Divulgação