Angra dos Reis: Operação da PF mira caça ilegal de animais silvestres

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (dia 17), a Operação Dia da Caça com o objetivo de desarticular uma associação criminosa voltada à caça ilegal da fauna silvestre e ao comércio desses animais.

Na ação de hoje, policiais federais cumprem cinco mandados de busca e apreensão na cidade de Paraty/RJ. Durante o cumprimento das ordens judiciais, duas pessoas foram presas em flagrante pelos crimes de posse ilegal de armas, munições e animais silvestres. Foram localizados e apreendidos dois pássaros em cativeiro (bico-de-pimenta e pixoxó), três espingardas de caça, munições, armadilhas de caça, quatro celulares e uma câmera de monitoramento noturno em ambiente selvagem.

Os alvos são suspeitos de capturar ilegalmente animais como porcos-do-mato, cutias e pacas no Parque Nacional da Serra da Bocaina – uma unidade de conservação ambiental – para revendê-los a receptadores.

As apurações foram iniciadas em setembro de 2024, a partir de informações que apontaram a ocorrência reiterada de caça ilegal, praticada principalmente por moradores da região. Chamou a atenção dos investigadores o fato de que a atividade não se destinava ao consumo próprio, mas sim à comercialização de animais silvestres abatidos.

Além da busca por armas, petrechos próprios de caça e animais abatidos, as diligências visam também a apreensão de bens e documentos que comprovem a movimentação financeira e patrimonial dos investigados. A ação é resultado de investigação conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Angra dos Reis (DPF/ARS).

Os presos foram levados à DPF/ARS para os procedimentos de praxe e, após pagamento de fiança, foram liberados. Eles permanecerão à disposição da Justiça para eventuais diligências futuras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.