O candidato a prefeito Alex Martins (PSB) participou na tarde desta terça-feira (dia 27), de entrevista com representantes do Sindicato do Funcionalismo Público Municipal de Volta Redonda. A reunião ocorreu na sede da entidade sindical, no bairro Aterrado. Logo no início do encontro, Alex Martins pontuou alguns aspectos fundamentais para a valorização da categoria, como reajuste salarial, plano de carreira, revisão do estatuto e condições dignas de trabalho.

“Volta Redonda tem hoje, em média, sete mil servidores municipais de carreira, 700 exercendo cargos em comissão e em torno de mil RPAs. É praticamente impossível tratar de reajuste salarial ou da implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salários com um número extremamente excessivo de comissionados. Vale lembrar que esse quantitativo era de mil cargos em comissão e, com a pandemia da Covid-19 foi reduzido para 700. Outro fator que precisa ser analisado é o custo com a folha de pagamentos e a Lei de Responsabilidade Fiscal que limita os gastos em 60%”, esclareceu Alex Martins, destacando que o último reajuste concedido à categoria foi em julho de 2015, de 7%.

Neste cenário, o prefeitável afirmou que seu plano de governo vai reduzir sistematicamente o número de cargos em comissão. “A Constituição Federal de 1988 estabelece que a forma justa, transparente e séria de ingresso no serviço público é através de concurso. Nossa meta é realizar o concurso, oferecendo chances igualitárias aos candidatos e o equilíbrio financeiro para prover o tão almejado reajuste à categoria”.

Com relação ao Plano de Carreira, Alex Martins disse que esse direito será implementado de forma gradativa. “Vamos criar um PCCS que atrele a necessidade do servidor público à realidade orçamentária do município. Para que isso ocorra da melhor maneira possível, será instituída uma comissão, formada por dois servidores de carreira de cada secretária, além da representação sindical e do poder público. A comissão encaminhará não somente o PCCS, mas também a disponibilização do Plano de Saúde (FAPS) e a atualização do Estatuto dos Funcionários Públicos”, ressaltou Alex.

O presidente do Sindicato, Ataíde de Oliveira, enumerou os principais problemas enfrentados pela categoria, que dizem respeito à retirada de direitos básicos. “O PCCS foi suspenso, o calendário de pagamento alterado e o salário parcelado em duas vezes. Não parcelamos o pagamento dos nossos compromissos, como aluguel, energia elétrica, telefone em duas vezes. Isso é uma tremenda falta de respeito com a categoria. Entendemos as dificuldades financeiras do município, mas os resultados não podem recair sobre os trabalhadores que já vivem uma grande defasagem salarial”, afirmou

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.