O município de Volta Redonda pode passar a oferecer um banco de equipamentos ortopédicos a ser destinado por empréstimo gratuito às pessoas atendidas pela rede pública de Saúde. O Projeto de Lei de autoria do vereador Lela (PSC) foi aprovado por unanimidade, em primeira discussão, na sessão do último dia 17.
O parlamentar almeja que pessoas físicas e jurídicas possam doar equipamentos, como cadeiras de rodas, andadores, bengalas, muletas, camas hospitalares, colchões, entre outros, necessários para que as pessoas com deficiências momentâneas possam fazer uso por empréstimo. A justificativa do vereador Lela foi a de que existe uma crescente procura da população por equipamentos ortopédicos.
“Tenho notado, há alguns anos, que a demanda por cadeiras de roda, andadores, bengalas, muletas, andadores e camas hospitalares está crescendo. A dificuldade dessas pessoas em comprar esses equipamentos acaba por dificultar o tratamento a que são submetidas. Por isso propus que essas pessoas, de comprovada carência econômica, sejam cadastradas pelos Centros de Referência à Assistência Social (Cras), para que possam ter acesso aos equipamentos”, justificou Lela. O projeto precisa ser aprovado em segunda discussão na Câmara.