A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (dia 8) a operação CAIXA FORTE II com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada em assaltar agências bancárias no Rio de Janeiro.
Na ação de hoje, os policiais federais cumprem dois mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7º Vara Federal Criminal da Capital, em Coelho Neto, Zona Norte do Rio de Janeiro e no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
As investigações apontam que os alvos da operação integram grupo articulado de pelo menos oito indivíduos especializados em assaltar instituições bancárias mediante o uso simulacros de arma de fogo, característica que permite ultrapassar as portas giratórias de segurança. Já dentro do banco, os criminosos iniciam abordagem violenta e ameaçadora, rendendo os vigilantes e demais clientes, inclusive com a subtração das reais armas de fogo dos seguranças e outros bens e valores pertencentes ou em uso no estabelecimento bancário, sendo que, ao final da ação criminosa, a fuga se dá por meio de auxílio de motoqueiros que aguardam no lado de fora da agência.
Além disso, a Polícia Federal identificou que os dois alvos da operação, presos na data de hoje, participaram do assalto a agência da Caixa Econômica Federal situada em Pilares, na Avenida Dom Hélder Câmara, em 02 de setembro de 2022.
Os presos foram encaminhados à Superintendência da PF no Rio de Janeiro, onde foram indiciados por crime de roubo duplamente qualificado, por ter sido praticado por mais de uma pessoa e com o uso de arma de fogo e, após as formalidades de polícia judiciária, serão encaminhados ao sistema prisional do estado.