A Polícia Federal deflagrou, na quinta-feira (dia 2), a operação Torniquete II, com o objetivo de desarticular esquema criminoso voltado à produção e distribuição de moeda falsa.

Na ação, policiais da Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu/RJ cumpriram dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Federal Criminal de São João de Meriti, em endereços localizados no município de Japeri/RJ, que culminaram na apreensão de aparelhos de informática: um celular e dois notebooks.

O caso teve início a partir de informações de inteligência e cruzamentos de dados que levaram à identificação de locais e pessoas vinculadas a esse esquema criminoso. Nesse sentido, as buscas tinham por objetivo identificar coautores, bem como subsidiar investigação voltada ao desmantelamento de ORCRIM atuante na produção em cadeia e fornecimento de cédulas falsas para todo o país.

Os investigados poderão responder pelo crime de moeda falsa, previsto no Art. 289 do Código Penal, cuja pena pode alcançar 12 anos de reclusão.

O nome da Operação Torniquete “torniquete” faz alusão a dispositivos de interrupção de fluxo associada a repressão contra a circulação de cédulas falsas no sistema monetário nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.