Resende é a cidade mais competitiva entre os municípios do Sul do Estado com população superior a 80 mil habitantes. Os dados são do Ranking de Competitividade dos Municípios divulgado quarta-feira (dia 23). Volta Redonda aparece atrás, à frente de Barra Mansa, Angra dos Reis e Barra do Piraí – as únicas participantes da região.
De acordo com o estudo elaborado pelo Centro de Liderança Política (CLP), o município administrado pelo prefeito Diogo Balieiro (PL) conquistou 34 posições em relação ao ano anterior, sendo a cidade com maior evolução em toda a região. Agora ocupa a 77ª colocação geral no Brasil entre as 410 analisadas no estudo. Comparando com os municípios do estado do Rio de Janeiro, Resende aparece na 54ª posição.
Quem também apresentou uma boa evolução foi Angra dos Reis, saltando 52 posições no ranking nacional, alcançando a 249ª colocação. O município da Costa Verde, porém, ocupa a vice-lanterna em comparação com as demais cidades do Sul Fluminense.
Volta Redonda subiu 11 posições em relação a 2021, ficando na 121ª colocação nacional. Quem também demonstrou evolução foi Barra do Piraí, ultrapassando 20 cidades, chegando na 284ª colocação.
Barra Mansa, por sua vez, foi a única cidade na região a cair no Ranking de Competitividade dos Municípios. Desceu três posições, chegando à 234ª colocação.
Estudo
O Ranking de Competitividade dos Municípios busca fornecer uma avaliação abrangente das condições de competitividade dos municípios brasileiros. O propósito declarado do levantamento é fornecer uma ferramenta objetiva para direcionar as melhorias na competitividade e na gestão pública local.
Os resultados para o Sul Fluminense, e particularmente para Volta Redonda, colocam em xeque a eficácia das estratégias adotadas até o momento. O levantamento é estruturado em 13 pilares que abrangem desde a sustentabilidade fiscal até a qualidade da educação, passando por áreas cruciais como saúde, saneamento, meio ambiente, inovação e dinamismo econômico.
É interessante notar, por exemplo, que Volta Redonda, uma cidade que já teve grande destaque industrial e econômico na região, apresenta posicionamentos preocupantes em diversas categorias. Sua posição na categoria “Instituições”, relacionada à sustentabilidade fiscal, é um reflexo de desafios internos que podem impactar sua capacidade de oferecer serviços públicos de qualidade.
Na esfera da sociedade, que abarca elementos como qualidade da saúde, acesso à educação, saneamento e meio ambiente, Volta Redonda também não se destaca positivamente, ocupando a 156ª posição. A despeito de ser conhecida como a Cidade do Aço, sua colocação no pilar de “Economia”, que engloba inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, é modesta, situando-se no 82º lugar.
Na liderança geral do Ranking de Competitividade dos Municípios encontra-se Florianópolis. A capital catarinense demonstra a capacidade de fornecer serviços públicos de qualidade, tornando-se um exemplo a ser seguido. Lembrando que o estudo serve não apenas para traçar um retrato crítico das cidades, mas também para direcionar políticas públicas e incentivar a melhoria das condições locais.
Nota da redação
A Folha do Aço entrou em contato com a prefeitura de Volta Redonda para saber, diante da posição na 121ª colocação no Ranking, quais são as ações imediatas que a administração municipal pretende adotar para reverter esse cenário. Questionamos também quais são os principais planos e estratégias para melhorar a sustentabilidade fiscal e a qualidade dos serviços públicos e como a prefeitura planeja revitalizar o ambiente econômico local. Até o fechamento desta edição, nenhum retorno foi dado.
Foto: divulgação PMR