26.7 C
V Redonda
domingo, fevereiro 22, 2026
Início Geral Nova edição do Panorama Covid mantém leve tendência de aumento nos indicadores...

Nova edição do Panorama Covid mantém leve tendência de aumento nos indicadores da doença no RJ

A nova edição do Panorama Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), divulgada na sexta-feira (22/11), mantém a tendência de aumento nos indicadores precoces da doença, quando consideradas as quatro últimas semanas epidemiológicas. Houve aumento em cinco dos oito indicadores na Semana Epidemiológica (SE) 46, que compreende o período de 10 a 16 de novembro.

Desde a Semana Epidemiológica 42, o Laboratório Central Noel Nutels (LACEN) registra um ligeiro aumento na taxa de positividade dos testes rápidos de antígeno (de 8,43% para 16,70%). O sistema particular de laboratórios DASA também registrou aumento no indicador (de 5,83% para 14,10%).

No LACEN, a taxa de positividade dos testes RT-PCR cresceu ligeiramente menos que os testes de antígeno (de 8,05% para 14,20%). Na rede particular DASA, houve registro de aumento também de forma mais discreta (de 10,50% para 16,60%).

O número de atendimentos de pacientes com sintomas gripais nas Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPAs) do estado do Rio também tem sido observado pela SES-RJ. Entre a SE42 e a SE46 o número aumentou tanto na população adulta (de 1.492 para 1.774), como na pediátrica (de 1.149 para 1.223).

Os indicadores precoces – taxa de positividade, atendimentos nas UPAs e números de solicitações de leitos –  servem para sinalizar  o aumento de casos antes mesmo da elevação detectada nos sistemas de informação. Por isso, o monitoramento é primordial para ações de preparação da SES no combate ao crescimento da doença e orientação para o reforço das medidas de prevenção e controle, como a vacinação.

O Panorama Covid-19 utiliza como fonte de dados o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), o Sistema Estadual de Regulação (SER), o Sistema Próprio das UPAs do estado do Rio e o Sistema de Informação de Gerenciamento de Amostra Laboratorial (GAL), onde são registrados os resultados dos exames realizados pelo Laboratório Nacional de Saúde Pública (Lacen-RJ) e pela Fiocruz. Também são registrados os dados enviados pela rede Dasa em laboratórios privados.

Para consultar o Panorama Covid e outras informações, como número de internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, basta acessar o Painel de Monitoramento da Covid-19: https://cisshiny.saude.rj.gov.br/covid/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.