A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (dia 2), a Operação Olho de Hórus II com o objetivo de combater a prática dos crimes de armazenamento e compartilhamento de arquivos contendo cenas de violência sexual infantil na internet.
Na ação de hoje, policiais federais cumprem um mandado de busca e apreensão na residência do investigado, localizada na cidade de Seropédica/RJ, Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Durante as buscas, os policiais federais apreenderam o celular do investigado, que será submetido à perícia técnica criminal.
As investigações foram iniciadas em 2024, quando um órgão de segurança dos Estados Unidos encaminhou um ofício ao Brasil, por meio de cooperação policial internacional, reportando a identificação do compartilhamento de arquivos de abuso sexual infantil em um site da Dark Web.
A partir das apurações, foi possível identificar o responsável pelas postagens em território nacional, assim como também foi comprovado que o homem em questão também utilizava um aplicativo de rede social para disseminar conteúdos da mesma natureza.
O homem, de 43 anos de idade, foi conduzido à Delegacia da PF em Nova Iguaçu (DPF/NIG) para prestar declarações e poderá responder pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de mídias que contém cenas de abuso sexual infantojuvenil. Se somadas, as penas podem chegar a 10 anos de prisão.
Foto: Divulgação/PF