Um homem foi detido por agentes da Guarda Ambiental de Barra Mansa, após provocar um incêndio em vegetação no bairro Recanto do Sol, nesta quinta-feira (17). O Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para controlar as chamas. O suspeito disse que o fogo se propagou após a queima de resíduos de construção civil. Ele foi flagrado após denúncias anônimas e encaminhado à 90ª Delegacia de Polícia Civil.
“As queimadas podem ser evitadas a partir de ações simples, como não atear fogo em resíduos e descartando adequadamente vidros e cigarros. A vegetação está muito seca neste período de estiagem, o que contribui ainda mais com a propagação das chamas. O fogo e a fumaça geram prejuízos à flora, à fauna e também à saúde pública, já que neste período as pessoas sofrem mais com problemas respiratórios”, alertou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, Rodrigo Viana.
O titular da Pasta ressaltou ainda que, conforme a lei de crimes ambientais (Lei Federal 9.605 de 1998), a multa prevista para quem atear fogo em vegetação varia entre R$ 5 mil e R$50 milhões, além da possibilidade de detenção e encaminhamento para delegacia para apreciação da autoridade policial. “Denunciar é de suma importância para que seja possível identificar os responsáveis pelas queimadas. Quem observar essa conduta deve anotar o endereço correto e informar os detalhes para encaminhamento aos agentes ambientais”, concluiu Rodrigo.
As denúncias relacionadas a crimes ambientais em Barra Mansa podem ser realizadas através do telefone: (24) 2106-3406.
Foto: Divulgação/PMBM