O transporte da carga especial previsto para esta terça-feira (dia 26) na Via Dutra enfrentou problemas logo no início da operação. Conforme programado, o deslocamento começou às 9h, no km 282, em Barra Mansa, mas uma pane obrigou a parada do veículo poucos metros à frente.
Com isso, a pista no sentido Rio ficou parcialmente interditada, já que a carga ocupa a faixa da direita e também a de desaceleração que dá acesso a um posto de combustíveis. O fluxo de veículos está sendo desviado apenas para a faixa da esquerda, o que já provoca congestionamento no trecho.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o transporte deveria seguir até o km 264, nas proximidades do bairro Roma, em Volta Redonda. Caso não houvesse intercorrências pela manhã, uma nova etapa seria realizada à tarde, até o km 239, em Piraí. No entanto, diante do atraso, o deslocamento pode ser adiado para o dia seguinte.
A operação conta com apoio da PRF, da CCR RioSP e da equipe técnica do transportador. O conjunto transportador mede 135 metros de comprimento, 6 metros de largura e pesa mais de 800 toneladas — o maior veículo com carga superdimensionada da história a passar pela Via Dutra.
A orientação é para que os motoristas redobrem a atenção, respeitem os limites de velocidade e mantenham distância segura dos veículos envolvidos na operação.
Foto: Divulgação/PRF