Alunos da rede municipal de ensino de Volta Redonda conquistaram 12 medalhas no Torneio Juvenil de Robótica, etapa Volta Redonda. O evento, realizado no último sábado (dia 13), no Instituto de Cultura Técnica (ICT), contou com a participação de 100 equipes de todo o estado. Volta Redonda foi representada por 130 alunos, de sete escolas.
O torneio foi dividido em níveis 1, 2 e 3, nas categorias Dança, Viagem ao Centro da Terra, Sumô, Resgate no Plano e Resgate de Alto Risco.
A equipe “Thunderbots”, da Escola Municipal Espírito Santo, conquistou três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze; a “Tecnobots”, da Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro, levou um ouro e dois bronzes; da Escola Municipal Rubens Machado, a “Rubenstech_bots” garantiu um ouro e uma prata; representando o Colégio João XXIII, a “Robótica João XXIII” ficou com o bronze; enquanto a “Sharkbots”, da Escola Municipal Dr. Jiulio Caruso, conquistou um ouro.
Gabriel Duque de Castro Souza, aluno da Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro e medalhista de bronze no torneio, destacou a importância do projeto de robótica para a comunidade.
“Ele desenvolve um raciocínio lógico que é muito importante para aprender a lidar com problemas, porque a pessoa se vê em uma posição de que tem que resolver um problema, que não necessariamente alguém vai ter ou vai dar a resposta. Então a pessoa tem que criar ou buscar por conta própria, e isso acaba criando uma independência que se torna necessária a partir de um período da vida”, disse o jovem.
Para o secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai, o torneio, além de revelar talentos, incentiva o conhecimento tecnológico. “Isso mostra que estamos cuidando das novas gerações, fortalecendo o corpo, a mente, a convivência e algo que sempre foi prioridade no governo do prefeito Neto: a cidadania”, afirmou Osvaldir.
Para o prefeito Antonio Francisco Neto, os resultados do torneio mostram a importância do investimento na educação para a formação das crianças e adolescentes. “Temos uma educação que é referência e os investimentos em modernização, capacitação de profissionais, entre outras melhorias, contribuem para um ambiente educacional cada vez melhor para os alunos.”
Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.