As oportunidades do Rio de Janeiro no setor de energias renováveis, destacando os projetos estruturantes realizados pelo governo e o potencial em fontes limpas, foram apresentadas pelo governador Cláudio Castro, nesta quinta-feira (05/02), em Londres, durante reunião e visita às instalações da Octopus Energy, que fornece sistemas de energia elétrica sustentável de baixo custo. A ideia é levar para o estado a empresa, que pretende operar no novo modelo de Mercado Livre de Energia, que entra em vigor a partir de 2027.
“Estamos trabalhando para que o Rio de Janeiro seja um dos principais destinos de investimentos em energias renováveis, com ambiente institucional seguro, planejamento e diálogo com investidores internacionais. Temos grande potencial em fontes limpas e queremos parceiros como a Octopus Energy para ampliar a oferta de energia sustentável e de baixo custo para a nossa população”, explicou o governador.
A abertura do novo mercado, prevista para 2027 e 2028, será feita por etapas, dando direito de o consumidor escolher de qual empresa irá ‘comprar’ a energia elétrica. Desde 2024, o modelo está restrito aos consumidores conectados em alta tensão. Hoje, para a maioria dos atendidos por distribuidoras – especialmente em baixa tensão, como residências e pequenos comércios -, o consumo de energia ocorre de maneira regulada, na qual a distribuidora adquire energia por regras definidas nacionalmente e repassa o custo na tarifa.
Potenciais fluminenses
Durante o encontro com diretores da empresa britânica, Castro ressaltou os potenciais energéticos do Rio de Janeiro, responsável por 89% da produção nacional de petróleo e 76% da de gás natural. Além disso, o estado produz 327 milhões de m3 de biogás e 80,3 milhões de m3 de biometano por ano. O estado avança ainda para se consolidar como protagonista na diversificação da matriz de energia no Brasil.
“Nosso objetivo é construir parcerias de longo prazo com empresas que tragam inovação e soluções eficientes em energia limpa. O Rio de Janeiro tem escala de mercado, infraestrutura e iniciativas estruturantes para acelerar investimentos e implantar soluções sustentáveis que aumentem a competitividade e reduzam custos para consumidores e empresas”, afirmou o governador.












































