22 C
V Redonda
segunda-feira, fevereiro 23, 2026
Início Política Ministério Público Eleitoral mantém pedido de indeferimento de registro de candidatura de...

Ministério Público Eleitoral mantém pedido de indeferimento de registro de candidatura de Neto

“Não cabe à Justiça Eleitoral decidir sobre o acerto ou desacerto das decisões proferidas por outros Órgãos do Judiciário ou dos Tribunais de Contas que configurem causa de inelegibilidade”. Com este parecer, o Ministério Público Eleitoral (MPE) manteve o pedido de indeferimento ao registro de candidatura de Antônio Francisco Neto (DEM) à prefeitura de Volta Redonda. A tese vai de encontro ao recurso apresentado na última terça-feira (dia 27) pelos advogados do candidato da coligação “Vontade Popular 2020”.

O parecer, assinado pelo promotor de Justiça Eleitoral Leandro Oliveira da Silva, foi apresentado no início da tarde desta quinta-feira (dia 29).

MPE impugnou o registro de candidatura em razão da rejeição das contas de governo de Neto enquanto exerceu o cargo de prefeito no exercício 2011, pela Câmara Municipal de Volta Redonda, “em razão de irregularidades insanáveis que configuram atos dolosos de improbidade administrativa”.

No prazo legal após a publicação do edital, foram apresentadas outras três ações de impugnação ao registro de candidatura de Neto.

A coligação “A esperança de volta”, composta pelo PT e PV, e Almazyr Mattos Junior, candidato a vereador pelo PP, também apresentaram impugnação ao registro de candidatura de ex-prefeito, sob o fundamento da rejeição das contas anuais de 2011 e 2013, quando Neto exerceu o cargo de chefe do Executivo, bem como a rejeição das contas dele enquanto presidente da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), julgados pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).

Almazyr, inclusive, apresentou na terça-feira (dia 27) as contrarrazões solicitadas pela Justiça Eleitoral, pedindo a manutenção da decisão de primeira instância. Isto é, a manutenção do indeferimento do registro de candidatura de Neto.

1 COMENTÁRIO

  1. Não sou nem fui eleitor do Neto, mas não consigo entender o porquê do TRE permitir sua campanha à prefeitura até esta data, faltando 16 dias para a votação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.