Uma operação contra o tráfico de drogas em Barra do Piraí, durante o fim de semana, terminou com quatro presos, dois deles feridos, e a apreensão de um menor e de grande quantidade de drogas e armas. No final da tarde da sexta-feira (dia 6), policiais federais seguiram para o bairro São João,após a informação de que quatro homens, dois deles armados, seguiam do bairro para o vizinho Maracanã, por uma trilha no meio do mato. Duas viaturas do GAT foram para o bairro e se dividiram. Houve troca de tiros com intensos disparos dos dois lados. Dois suspeitos foram atingidos.
Lucas Lima Conceição, cuja idade não foi informada, foi ferido de raspão no rosto. Com ele, foi apreendida uma pistola calibre 380. Ely Luis da Silva, que também não teve a idade divulgada, levou um tiro de fuzil na perna. Ele estava com uma mochila contendo 88 pinos de cocaína, 18 munições de pistola, dois rádios de comunicação, dois fones de ouvido e R$ 110. Os dois feridos foram socorridos na Santa Casa de Barra do Piraí, onde ficaram sob custódia da PM. Os outros dois suspeitos conseguiram fugir.
Durante a procura deles, os policiais localizaram um menor de idade, escondido no quintal de uma casa. Ele acabou indicando uma casa desabitada no local conhecida como Grota do Neném, usada por criminosos para armazenar armas e drogas. Na casa, os PMs apreenderam um revólver calibre 38, 42 munições do mesmo calibre, 25 munições calibre 380, um carregador de pistola, 705 pinos de cocaína, anotações do tráfico, três rádios de comunicação e material para embalar drogas.
Os agentes do Serviço Reservado do 10º Batalhão de Polícia Militar, que foram para o bairro em auxílio ao GAT, identificaram outro imóvel, localizado na Rua Benedito da Silva Lomba, com drogas. Eles foram recebidos por Luis Paulo Santos Ferreira, de 21 anos, que, ao ser indagado a respeito, confirmou a denúncia. Na revista, os policiais encontraram mais 98 pinos, 22 papelotes e 15 tubos de cocaína, três pequenos pedaços de maconha, material para embalar entorpecentes, três bases, duas baterias, uma antena para rádios de comunicação, anotações de venda de drogas e duas munições calibre 380. Além do rapaz, Gislayne Mateus Francisco, de 18 anos que estava com Luís Paulo, foi conduzida à delegacia e também ficou presa. Todos foram indiciados por porte ilegal de arma de fogo, tráfico e associação para o tráfico de drogas.