A sessão solene de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que aconteceu nesta terça-feira (dia 7), no Centro do Rio, recebeu convidados especiais. O vice-governador Thiago Pampolha representou o governador Cláudio Castro e falou sobre as expectativas para o início da legislatura. Também prestigiaram o evento o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Cardozo, o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, e a primeira-dama, Analine Castro.
Em seu discurso, o vice-governador lembrou sua trajetória no Parlamento como deputado mais novo eleito e aproveitou para parabenizar a todos da nova composição da casa, em especial, o novo presidente, Rodrigo Bacellar, que teve o apoio de 56 parlamentares. Reforçou, ainda, as palavras do governador sobre a importância do diálogo para o avanço do estado.
“Iniciamos, hoje, um período de prosperidade. O Governo do Estado está empenhado em dialogar e integrar, independentemente do espectro político-partidário. O momento é de união e de trabalhar em sintonia pelo melhor para a nossa população”, disse Pampolha.
O vice-governador fez também um balanço lembrando as conquistas da Alerj, citando a cooperação para a reconstrução do Estado do Rio por meio de debates e de aprovação de medidas necessárias, muitas vezes cruciais, a exemplo do Regime de Recuperação Fiscal.
“Depois de atravessar um período turbulento, hoje o Estado do Rio vive um novo momento, de crescimento econômico e credibilidade. Isso só foi possível pela união de forças entre os Poderes e a sociedade civil. Todos, apesar das diferenças, deixaram as divergências de lado por um só objetivo: avançar em políticas públicas para a população fluminense. Confiamos que a Assembleia continuará desempenhando essa missão”, reiterou.
O presidente do Tribunal de Justiça fez uma breve saudação aos parlamentares e ao presidente da Assembleia. O magistrado ressaltou o respeito e a crença que tem na boa política e no bom relacionamento entre os Poderes.
“Eu acho muito importante que os Poderes, como dita a Constituição, sejam verdadeiramente harmônicos, se respeitem, coexistam, entendam as suas posições, que não convergem sempre, mas existe um ideal maior que é o bem servir à sociedade”, declarou o desembargador Ricardo Cardozo.
Reafirmando seu compromisso de estreitar relações com o Parlamento fluminense, o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, também saudou os deputados.
“Esta Casa é fundamental para a nossa população. O trabalho do Ministério Público é extremamente relevante também. As nossas pautas e agendas são comuns. Evidentemente, o Ministério Público tem que estar de portas abertas para esse diálogo institucional tão relevante e tão produtivo para a nossa população”, finalizou Mattos.
O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, agradeceu a presença das autoridades que compuseram a mesa e exaltou a atuação do vice-governador como deputado estadual.
Foto: Divulgação / Fabiano Veneza