Em reunião com os prefeitos de Barra Mansa, Rodrigo Drable, de Pinheiral, Ednardo Barbosa, e outros que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (Cismepa), na manhã deste sábado (dia 03), foi tomada a decisão de prorrogar as medidas restritivas em vigor contra a Covid-19.
O novo decreto de Volta Redonda, por exemplo, prorrogará as medidas até o próximo domingo (dia 11), com a alteração para que seja permitido o retorno às aulas presenciais.
Veja outras propostas:
Novo sistema de testagem
A Prefeitura de Volta Redonda vai implantar, em parceria com a Unimed Volta Redonda, ainda esta semana, um novo sistema de testagem de casos suspeitos de Covid-19. Será usado teste de antígeno, que fica pronto em poucas horas depois do material colhido.
Tratamento imediato
Os casos positivos começarão a ser tratados imediatamente, com os remédios que os médicos prescreverem segundo avaliação do paciente, sendo fornecido pela rede pública.
Telemedicina
Também será adotado o sistema de telemedicina, que será mais uma parceria com a Unimed Volta Redonda.
Leitos hospitalares
Na próxima semana, será anunciada a abertura de mais leitos hospitalares (UTI e Clínica Médica) e a reorganização da rede de forma a otimizar espaços e equipes médicas.
Vacinação
Será iniciada, nesta segunda-feira (dia 05), a vacinação de pessoas com 70 anos, e será ampliada a aplicação da segunda dose.
Com o recebimento de novas doses, o que está previsto para acontecer esta semana, Volta Redonda vai poder baixar significativamente a faixa etária. A meta é aproximar ao máximo dos 60 anos. Além disso, a Prefeitura prepara, também para a mesma semana a vacinação em sistema de drive-thru, sem prejuízo ao trabalho que já vem sendo feito nas Unidades Básicas de Saúde.
Fiscalização
O setor de fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e demais setores das forças de segurança vão reforçar as ações para garantir o cumprimento das regras.