A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou nesta quarta-feira (dia 5) o segundo óbito por Influenza A (H3N2) em Volta Redonda. Trata-se de um homem de 71 anos que estava internado no Hospital Regional Zilda Arns.
Segundo informações da SMS, ele tinha comorbidades.
A confirmação da causa da morte veio através de exame. O paciente testou negativo para Covid-19.
A secretaria informou que houve, desde o início de dezembro, um aumento expressivo no número de síndromes gripais em todo o estado do Rio de Janeiro e outras regiões do país. A secretaria de Saúde segue monitorando as notificações de casos na rede pública e privada.
Cuidados adotados na prevenção ao coronavírus também ajudam a evitar a contaminação pelo vírus H3N2, são eles: uso de máscara facial em todos os ambientes, distanciamento social e higienização das mãos com álcool 70%.
A secretaria, ressalta, que pessoas com sintomas gripais devem buscar o primeiro atendimento nas unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs). Os moradores são classificados, atendidos e realizam o teste para Covid-19 após avaliação da equipe de saúde.
Pacientes com complicações e sinais de gravidade são encaminhados à rede de urgência do município. Tanto a Atenção Básica quanto a rede de emergência possuem testes para o diagnóstico da doença.