27.8 C
V Redonda
segunda-feira, fevereiro 16, 2026
Início Região MPRJ obtém decisão para que festas em clube de Barra do Piraí...

MPRJ obtém decisão para que festas em clube de Barra do Piraí obedeçam aos limites sonoros

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Barra do Piraí, obteve decisão na Justiça determinando que o Central Sport Club de Barra do Piraí adote providências para garantir que seja cumprido o acordo firmado para impedir poluição sonora gerada por eventos no local.

A decisão da 2ª Vara de Barra do Piraí também alerta o Município para exercer o controle de sons e ruídos, determinando que ambas as partes cumpram a decisão já durante o evento programado para o próximo domingo (24/09). A promotoria requereu a medida diante de notícias recentes encaminhadas ao MPRJ, dando conta de que o clube tem recorrentemente realizado ou permitido eventos com ruídos que excedem os limites legais.

No Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2011, o clube se comprometeu a não produzir, assim como não permitir que outros o façam, ruídos que excedam os limites previstos nas leis estaduais e municipal (Lei Estadual n° 4.324/2004, Lei Complementar Municipal n° 002, de 13/05/2009 e na Resolução CONAMA 01/1990). O MPRJ recebeu, entretanto, denúncias de eventos realizados em agosto e em setembro deste ano, inclusive nos dias 12 e 13/09, com “som tão alto que é possível ouvir na outra margem do rio Paraíba do Sul”, conforme um relato.

Diante da previsão de novas festas no local, o Juízo enfatizou que o Central Sport Club deverá realizar a medição por decibilímetro, de hora em hora, devendo apresentar relatório ao Juízo no prazo de cinco dias, sob pena de multa de R$ 50 mil. Sobre isso, ressaltou que o Município e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente devem adotar medidas de fiscalização, podendo até mesmo interditar o evento em caso de descumprimento.

A Justiça também determinou a apresentação, em cinco dias, de relação completa de todos os eventos festivos programados para os próximos três meses. Por fim, requer demonstrativo de que o estabelecimento foi dotado de tratamento acústico para o cumprimento do previsto no TAC.

Foto: reprodução das redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.