A GaussFleet, startup especializada em monitoramento e gestão de máquinas, está ampliando sua presença em diferentes segmentos da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional). Segundo a empresa, após obter resultados promissores na Usina Presidente Vargas (UPV), em Volta Redonda, a solução está sendo adotada em outras unidades, impulsionando a eficiência operacional e os ganhos de produtividade, a partir de medições e da geração de dados.
Na UPV já são 512 equipamentos de frota rodoviária e 43 locomotivas automatizadas que contam com a tecnologia da empresa. A solução está sendo aplicada também em pontes rolantes.
Além da Usina, outros segmentos da CSN estão aproveitando os benefícios da solução tecnológica. Na frota locada de veículos leves, mais de 200 carros de passeio estão sendo monitorados e tiveram sua utilização otimizada. Na unidade Casa de Pedra, em Arcos/MG, e na Ferrovia Transnordestina LTDA, em Fortaleza/CE, soluções de inteligência artificial são aplicadas para detectar eventos de risco durante o tempo de direção dos motoristas e operadores.
Para a empresa, com uma abordagem focada na eficiência e na inovação, a GaussFleet se consolida como uma parceira estratégica da CSN, contribuindo para a melhoria contínua da operação e para o alcance de resultados ainda mais expressivos. A integração de tecnologias como telemetria, IoT e inteligência artificial permite uma análise detalhada do desempenho das máquinas, identificando áreas de melhoria e possibilitando a tomada de decisões mais assertivas.
“A parceria entre a GaussFleet e a CSN Inova representa uma união de forças entre duas empresas líderes em seus segmentos de atuação. Com uma visão compartilhada de excelência e inovação, elas estão prontas para enfrentar os desafios do mercado e impulsionar o crescimento sustentável em toda a indústria brasileira”, informou a CSN.