O Brasil enfrenta um cenário alarmante com incêndios florestais devastadores que estão atingindo diversas regiões do país. Nesta quinta-feira (dia 12), o Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza, em Valença, está sendo fortemente afetado por um incêndio de grandes proporções. O fogo, que teve início na quarta-feira (dia 11), ainda não foi controlado e está consumindo rapidamente a vegetação da área. Felizmente, até o momento, não há registros de feridos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas estão se espalhando pela serra que conecta os distritos de Santa Isabel do Rio Preto e Conservatória. Equipes de combate ao incêndio, compostas por militares do Corpo de Bombeiros de Valença e agentes dos quartéis de Piraí e Nova Iguaçu, estão atuando no local. Além disso, uma aeronave de Lagoas foi mobilizada para lançar água sobre o fogo e tentar conter a devastação.

A causa do incêndio ainda é desconhecida. O Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza abrange mais de 5 mil hectares e se estende por Barra Mansa e Barra do Piraí.

Desde o início de 2024, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectou 760 focos de queimadas no estado do Rio de Janeiro, o maior número desde 2017. Setembro, com 55 incêndios identificados até agora, é o mês com o maior número de ocorrências desde 2010. O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro alertou sobre um aumento significativo nas queimadas, com 6.178 ocorrências a mais em comparação ao ano passado, um aumento de cerca de 85%. Os municípios mais afetados incluem Rio de Janeiro, São Gonçalo e Duque de Caxias, Volta Redonda, entre outros.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.