Com mais de 11 mil participantes, os grupos de WhatsApp criados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) têm o objetivo de melhorar a segurança pública, proporcionando uma comunicação direta entre os agentes de segurança e a população. Contudo, além de denúncias importantes, os grupos também têm sido usados para pedidos e mensagens curiosas.
Os grupos reúnem comerciantes, moradores, taxistas e cidadãos de diferentes áreas para facilitar a troca de informações e reduzir práticas delituosas. Segundo o secretário de Ordem Pública, Coronel Henrique, essas iniciativas visam ampliar o policiamento, aproximando ainda mais as autoridades da comunidade. No entanto, o uso inadequado de algumas pessoas tem gerado desafios.
Embora muitos participantes utilizem os grupos para relatar situações de risco, como roubos e furtos, outros acabam desvirtuando a proposta da ferramenta. Mensagens pedindo reparos domésticos, consultas médicas improvisadas e até propagandas de negócios têm sobrecarregado os moderadores dos grupos, dificultando o trabalho dos agentes de segurança.
“Este grupo é para demandas de segurança imediata. Se a conversa sair desse escopo, o grupo será fechado. A comunidade será prejudicada por não respeitar as regras”, alerta um membro do canal em determinado bairro da cidade, que pediu para não ser identificado.
Apesar dessas dificuldades, os grupos de WhatsApp têm mostrado resultados positivos na segurança da cidade, com cidadãos colaborando para tornar Volta Redonda um lugar mais seguro.
Quem deseja colaborar efetivamente com a segurança pública pode se cadastrar presencialmente na sede da Ordem Pública ou nas ações itinerantes da “Tenda de Proximidade”.