Câmeras da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda, por meio do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), auxiliaram policiais da Operação Segurança Presente a deterem nesse domingo (dia 29) um homem de 36 anos, suspeito de ameaçar um feirante, de 38. O caso aconteceu na madrugada do último dia 22, na Vila Santa Cecília, e foi flagrado pelo monitoramento público.
Nas imagens, é possível ver quando o suspeito acessa de carro a Rua 14, fechada para a montagem da Feira Livre. Impedido de passar por uma das barracas já montadas no local, ele aborda um feirante. Em determinado momento, um desentendimento parece acontecer entre eles e o suspeito tira um objeto da cintura, o que parece ser uma arma de fogo. Logo em seguida, uma mulher que estava com o suspeito no carro consegue afastar o pé da barraca e eles deixam o local de carro.
Temendo sofrer novas ameaças, a vítima procurou a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), por meio da Patrulha Comercial, e fez a denúncia. No depoimento, o homem contou que estava de fone de ouvido e por isso não teria escutado a aproximação do suspeito. Contrariado, o homem então o ameaçou, tirando uma arma da cintura.
Com base nas imagens, o veículo do suspeito, um Volkswagen Jetta preto, foi identificado e monitorado pelas autoridades. Nesse domingo, câmeras de leitura de placas veiculares acusaram que o carro transitava pela Vila Santa Cecília. Os agentes da Operação Segurança Presente foram alertados e conseguiram fazer a abordagem. Nada de ilícito foi encontrado com o suspeito e nem mesmo no veículo, mas diante da suspeita de porte ilegal de arma de fogo e ameaça o homem foi conduzido à delegacia da Polícia Civil (93ª DP).
Na delegacia, o suspeito foi ouvido e reconheceu ser ele mesmo nas imagens gravadas pelas câmeras da Ordem Pública, no entanto, alegou que o que ele retirou da cintura era um celular e não uma arma. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil como porte ilegal de arma de fogo e ameaça.
O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, parabenizou a ação que envolveu o sistema de monitoramento do Ciosp e a integração entre os agentes de segurança pública. Ele lembrou que esse já não é o primeiro caso que a Secretaria Municipal de Ordem Pública, através da Patrulha Comercial, soluciona envolvendo feirantes de Volta Redonda.
“Mais um caso que demonstra a eficácia do nosso sistema de monitoramento por câmeras e a integração com os profissionais de segurança pública em Volta Redonda. Já não é o primeiro caso que auxiliamos na resolução de uma situação envolvendo um feirante. Dessa forma, combatemos qualquer tipo de sensação de impunidade que o caso poderia ter e reforça o nosso compromisso com a segurança pública e o apoio que damos a esses comerciantes, que têm sido grandes parceiros da Ordem Pública. O sucesso da segurança pública só acontece com a participação da sociedade. Estamos avançando”, destacou Coronel Henrique.
Foto: Divulgação/Semop.