Cavalo é encontrado morto com patas amarradas na divisa entre Pinheiral e Piraí

Um cavalo de aproximadamente seis anos foi encontrado morto – com as patas dianteiras e traseiras amarradas, além de cordas no pescoço – na manhã desta segunda-feira (dia 15), na estrada que liga Pinheiral e Piraí. Próximo ao corpo, havia uma lona azul, que teria sido usada para o transporte do animal. A Polícia Civil de Piraí apura o caso como possível maus-tratos.

“É um caso revoltante. Tudo indica que o cavalo foi transportado amarrado e largado no meio da estrada, sem chance de sobreviver. Trata-se de crime de maus-tratos com resultado morte. Não vamos descansar até identificar os responsáveis por esse ato terrível”, destacou o delegado da 94ª DP, Antonio Furtado.

O prefeito de Pinheiral, Luciano Muniz (PP), disse em suas redes sociais que também não vai tolerar atos de crueldade contra animais. “Esse caso me deixou muito indignado. Acionei a secretária de Bem-Estar Animal e Desenvolvimento Rural, Patrícia Queiroz, que esteve no local com a equipe de Ordem Pública e comunicou a polícia para investigar o ocorrido”, afirmou.

Segundo a secretária, o animal apresentava sinais compatíveis com maus-tratos. “Chamamos a fiscalização para acompanhar e já pedimos apoio ao município vizinho [Piraí]. Assim que tivermos mais informações, vamos divulgar”, disse.

O prefeito Luciano Muniz reforçou que o município não permitirá impunidade. “Casos de maus-tratos e abandono serão enfrentados com rigor. Todas as providências já foram tomadas e, se identificado, o responsável será punido na forma da lei.”

A prefeitura de Pinheiral disponibiliza um canal para denúncias de maus-tratos e abandono de animais: o telefone (24) 9.9987-0168, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Investigação

A Polícia Civil já iniciou investigação para identificar os autores e pede que qualquer cidadão que tenha visto movimentações suspeitas na região entre em contato para ajudar a esclarecer o crime. Também estiveram no local e colaboram com as investigações o secretário de Agricultura de Piraí, Dena Guedes; o presidente da ONG Bem-Estar Animal de Piraí, André Moreira; e o diretor de fiscalização da Secretaria de Ordem Pública de Piraí, Marcelo.

“Pelas circunstâncias, acreditamos que pelo menos duas pessoas utilizaram uma caminhonete ou picape para abandonar o animal na estrada. Solicitamos que moradores de Piraí e Pinheiral nos ajudem com informações, que podem ser repassadas de forma anônima à 94ª DP ou às secretarias municipais envolvidas. A crueldade contra esse cavalo precisa ser punida exemplarmente”, afirmou Antonio Furtado.

Foto: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.