Pela primeira vez, a equipe de Ginástica de Trampolim de Pinheiral será representada em competição internacional. Quatro atletas do município estão em Cochabamba, na Bolívia, para o Campeonato Sul-Americano de Ginástica de Trampolim, após conquistarem pontuação em competições nacionais oficiais que garantiram a classificação. A competição começou nesta segunda-feira (22) e segue até o dia 28 de setembro, reunindo atletas de diversos países do continente. Os ginastas Geovana Áurea de Souza Barbosa e Matheus de Brito Ferreira, de 09 anos e Maya Ribeiro Paulinho de Menezes e Arthur Paulino Vermelho, de 10 anos, iniciam suas provas amanhã (24).
A equipe de Pinheiral já coleciona importantes resultados em nível estadual e nacional, entre eles o título de bicampeão estadual geral, além do vice-campeonato no tumbling e a terceira colocação no trampolim em campeonato nacional. Mais recentemente, os ginastas conquistaram o 4º lugar por equipes no Torneio Nacional de Ginástica de Trampolim, realizado em Maceió entre os dias 16 e 21 de setembro.
Desde o início da gestão, com a criação da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, o prefeito Luciano Muniz vem ampliando as oportunidades para a população com a implantação de novas atividades, festivais e torneios em diversas modalidades. “Estamos investindo para fortalecer cada vez mais o esporte em Pinheiral. Nosso objetivo é incentivar a prática esportiva desde a base, dando estrutura para que crianças, jovens e adultos tenham acesso a atividades de qualidade e possam alcançar conquistas como essa, que hoje coloca nossa cidade em destaque até em competições internacionais”, disse o prefeito, ao destacar que a estreia no Sul-Americano reforça a evolução da modalidade no município e a dedicação dos atletas, que vêm consolidando Pinheiral como referência esportiva na região.
O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Leonardo Barros, também comemorou a participação inédita dos atletas. “É muito gratificante ver nossos ginastas chegando ao cenário internacional. Isso é fruto de muito trabalho, dedicação e também do apoio que o prefeito tem dado ao esporte. Vamos continuar incentivando, para que cada vez mais jovens de Pinheiral tenham oportunidade de crescer e conquistar grandes resultados”, afirmou.
Atualmente, a equipe conta com 22 atletas com idades entre 8 e 16 anos. O projeto municipal de ginástica de trampolim envolve 150 crianças ativas e possui uma lista de espera com 140 interessados. As atividades acontecem no Complexo Municipal de Ginástica de Trampolim e são 100% gratuitas, mantidas pela Prefeitura, atendendo crianças e jovens de 5 a 18 anos. Em breve, serão abertas novas turmas para ampliar o atendimento e reduzir a lista de espera.