Neste domingo (dia 13) será a vez dos candidatos ao cargo de delegado de polícia realizarem a prova objetiva do concurso público da Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol). Mais de 12 mil inscritos farão o exame, às 13 horas, em 14 polos distribuídos na cidade do Rio de Janeiro.
Cerca de 100 policiais civis estarão envolvidos no apoio operacional, segurança dos polos e escolta das provas. Esta é a primeira parte do certame para o cargo de delegado, que será composto, ainda, por exames discursivo, oral, psicotécnico e médico. Ao final, os classificados serão convocados para a segunda fase, constituída pelo curso de formação na Academia de Polícia Polícia Sylvio Terra (Acadepol) e provas de investigação social e de títulos.
Em razão da forte chuva que atingiu a cidade no dia 12 de dezembro de 2021, a prova objetiva marcada para aquela data foi adiada, uma vez que estruturas de alguns espaços físicos utilizados foram atingidas impossibilitando a continuidade do exame. A decisão conjunta foi tomada pela Cebraspe – organizadora do concurso – e pela comissão da Sepol. Mesmo não havendo feridos, a medida foi adotada devido à impossibilidade de realocação imediata de determinado número de candidatos em outros locais; e teve por finalidade evitar qualquer risco à saúde e à segurança dos concorrentes e viabilizar as condições adequadas de isonomia e lisura do certame.
Ao todo, o concurso da Polícia Civil RJ vai disponibilizar 400 vagas, sendo 200 (duzentos) para investigador policial; 100 (cem) para inspetor de polícia; 50 (cinquenta) para delegado de polícia; 25 (vinte e cinco) para perito legista; 10 (dez) para auxiliar policial de necropsia; 10 (dez) para técnico policial de necropsia; 05 (cinco) para perito criminal. Com exceção da prova deste domingo, os demais exames já foram realizados.